Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Falha em subestação de PE provocou apagão no Nordeste

Fornecimento de energia foi interrompido em 8 estados durante a madrugada

Uma pane no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, foi a causa do apagão que atingiu a região Nordeste do país na madrugada desta sexta-feira. Foi o que informou nesta manhã a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Pelo menos oito estados ficaram sem luz. O fornecimento de energia começou a ser restabelecido por volta das 4 horas (horário de Brasília).

“Houve uma falha em um componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, ele deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões”, disse ao telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, o diretor de operações da Chesf, Mozart Bandeira Arnaud.

Os estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí e Paraíba foram afetados pelo problema, que começou no final da noite de quinta-feira. De acordo com a Chesf, o fornecimento de energia já foi restabelecido, mas ainda pode haver problemas pontuais.