Clique e assine a partir de 9,90/mês

Falha afeta postos do Detran e envio da declaração do IR

Por Da Redação - 2 mar 2011, 11h45

O Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresenta problemas nesta quarta-feira. O apagão afeta os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e o envio de declarações do Imposto de Renda 2001. A Receita Federal informou que, por problemas no Serpro de São Paulo, os contribuintes não estão conseguindo enviar a declaração.

Além disso, o atendimento informatizado tem problemas em todos os postos dos Detrans do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, Paraná e Distrito Federal. O Detran do Rio, por exemplo, funcionou apenas por 11 minutos nesta quarta. Em São Paulo, a assessoria informou que alguns serviços não estão funcionando – como expedição de documentos – e outros operam com oscilação.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que o problema é passageiro e previu que, por volta das 12 horas, ele estará solucionado. O contribuinte consegue copiar o programa da página da Receita, mas tem problemas no envio.

Pelos dados divulgados nesta manhã, 153.974 contribuintes conseguiram enviar a declaração no primeiro dia. No ano passado, foram entregues 124.620 declarações no mesmo período. Questionado se o apagão no sistema não era ruim para a imagem da Receita, o supervisor disse que não. “Para a Receita, não. Ela não controla esse processamento”, afirmou. O processamento dos dados da declaração é de responsabilidade do Serpro, que é uma empresa estatal.

Continua após a publicidade

O Serpro, por sua vez, divulgou uma nota informando que seu centro de dados em São Paulo está fora do ar. Segundo o órgão, o centro apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Com isso, os serviços baseados neste ambiente estão instáveis. O Serpro informa que está tomando as medidas necessárias para que a situação volte ao normal o quanto antes.

(Com Agência Estado)

Publicidade