Espírito Santo ainda tem 48.000 pessoas fora de casa
Estado enfrenta dificuldade para alojar vítimas das chuvas. Em Minas Gerais, 12.000 pessoas ainda estão em abrigos provisórios
Por Da Redação
31 dez 2013, 11h34
Veja.com (Veja.com/VEJA.com)
Continua após publicidade
1/18 Centro de doações voltado para vítimas atingidas pelas forte chuvas da região, no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha (ES), nesta quinta-feira (26) (Alex Gouvêa/Futura Press/VEJA)
2/18 Enchente nas ruas de Vila Velha (Nelson Antoine/Fotoarena/VEJA)
3/18 Estragos provocados pela chuva em Serra (Nelson Antoine/Fotoarena/VEJA)
4/18 Enchente nas ruas de Vila Velha (Mister Shadow/ASI/Sigmapress/Folhapress/VEJA)
5/18 Chuva causa estragos e alagamentos Bairro Parque das Gaivotas na cidade de Vila Velha, Espírito Santo (Alex Gouvêa/Futura Press/Folhapress/VEJA)
6/18 Pessoas atravessam rua de barco devido ao transbordamento de rios causado pelas fortes chuvas no municipio de Serra, próximo a Vitória, Espírito Santo (Nelson Antoine/Fotoarena/VEJA)
7/18 Homem atravessa rua alagada no bairro de Nova Itaparica, no Espírito Santo (Vinicius Moraes/Fotoarena/VEJA)
8/18 Mulher atravessa rua alagada no bairro de Nova Itaparica, no Espírito Santo (Vinicius Moraes/Fotoarena/VEJA)
9/18 Estragos causados pela forte chuva que atingiu a região de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais (Eugenio Moraes/Hoje em Dia/Folhapress/VEJA)
10/18 Estragos causados pela forte chuva que atingiu a região de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais (Eugenio Moraes/Hoje em Dia/Folhapress/VEJA)
11/18 Deslizamento de terra devido as fortes chuvas em Sardoá, no Vale do Rio Doce, no leste de Minas Gerais (Eugênio Moraes/Hoje em Dia/Folhapress/VEJA)
12/18 Imagem cedida pela prefeitura de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, mostra moradores caminhando por ruas alagadas em consequência das fortes chuvas que atingem o estado (Fabricio Ribeiro/Prefeitura Santa Maria de Jetibá/EFE/VEJA)
13/18 Imagem cedida pela prefeitura de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, mostra um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que atingem o estado (Fabricio Ribeiro/Prefeitura Santa Maria de Jetibá/EFE/VEJA)
14/18 Imagem cedida pela secretaria de Comunicação do estado do Espírito Santo, mostra área afetada por inudações após fortes chuvas (Secom/ES/EFE/VEJA)
15/18 Imagem cedida pela prefeitura de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, mostra uma equipe da Defesa Civil ajudando uma família a fugir das inundações provocadas pelas fortes chuvas que atingem o estado (Fabricio Ribeiro/Prefeitura Santa Maria de Jetibá/EFE/VEJA)
16/18 Imagem aérea cedida pela prefeitura de Vila Velha, mostra as regiões afetadas pelas chuvas na cidade do estado do Espírito Santo (Alexandre Alvares/Prefeitura Vila Velha/EFE/VEJA)
17/18 Imagem cedida pela prefeitura de Vila Velha, mostra um homem em uma embarcação improvisada pelas ruas inundadas do Jardim Garanhuns, afetadas pelas fortes chuvas que atingem estado do Espírito Santo (Camila Vargas/SEMCOM/Prefeitura de Vila Velha/EFE/VEJA)
18/18 Imagem aérea cedida pela prefeitura de Vila Velha, mostra as regiões afetadas pelas chuvas na cidade do estado do Espírito Santo (Alexandre Alvares/Prefeitura Vila Velha/EFE/VEJA)
Com 54 cidades castigadas pelas chuvas das últimas duas semanas, o Estado do Espírito Santo deve começar 2014 sem temporais. Os municípios mais afetados enfrentam, agora, dificuldade para abrigar famílias que estão impossibilitadas de retornar para suas casas. Ainda há 48.010 pessoas desalojadas e desabrigadas, de acordo com o boletim divulgado na noite de segunda-feira pela Defesa Civil estadual. Cerca de 40.000 estão em casas de parentes e amigos, enquanto outras 7.000 ocupam vagas em abrigos públicos.
Em todo o território capixaba morreram 24 pessoas. Outras 563 pessoas ficaram feridas em decorrência dos alagamentos. Muitas localidades ainda estão isoladas e há dificuldade de prover água potável e meios de comunicação. Seis pessoas continuam desaparecidas.
Minas Gerais – Em Minas Gerais, o encontro do corpo de Elias Rodrigo Gandes de Souza, de 31 anos, elevou para 22 o total de óbitos causados pelas inundações no Estado. Souza estava desaparecido desde a noite do dia 26, e foi localizado por bombeiros em Virgolândia, uma das 101 cidades afetadas.
Nas cidades mineiras, há 9.205 desalojados (que estão temporariamente fora de casa) e 3.015 desabrigados (pessoas que perderam seus imóveis).
O enorme salto da bolsa em um mês e entrevista com Sergio Vale
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta sexta-feira, 1°. O Ibovespa teve o seu melhor mês em três anos e acumulou uma expressiva valorização de 12,54% em novembro. O mês foi marcado por uma mudança de cenário nos Estados Unidos, que passaram a precificar uma chance significativamente menor de um novo aumentos nas taxas de juros locais. O dólar voltou a ser negociado abaixo dos 5 reais e caiu 3% no mês. A Petrobras aprovou mudanças em seu estatuto, mas o TCU barrou provisoriamente a vedação aos termos da Lei das Estatais para indicações a cargos da alta cúpula da companhia. Diego Gimenes entrevista Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.