Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enviar torpedos ao caminhar é permitido, esclarece polícia nos EUA

A polícia do distrito de Fort Lee, em Nova Jersey, passou esta segunda-feira explicando à imprensa e aos cidadãos que, na verdade, não proibiu o envio de mensagens de texto ao caminhar.

Numerosos meios de comunicação sérios, como as redes CBS e ABC, encheram a Internet com a alarmante notícia de que o chefe de polícia Thomas Ripoli tinha declarado guerra ao envio de SMS enquanto se caminha pela rua.

As notícias, que sugerem uma solução draconiana ao problema de pessoas caminhando distraídas enquanto usam seus celulares, ganhou a imaginação dos meios de comunicação nacionais e internacionais que, em alguns casos, fixaram a considerável multa de 85 dólares por infringir a lei, segundo a página newjerseynewsroom.

Melissa Cuello, do Departamento de Policía de Fort Lee, explicou à AFP que as informações são “incorretas”.

De fato, Ripoli apenas declarou um endurecimento das penas por cruzar a rua quando o semáforo está vermelho.

“Multamos por cruzar a rua imprudentemente e o chefe (da polícia) só queria alertar (as pessoas) que tenham cuidado enquanto escrevem mensagens e caminham”.

A polícia emitiu uma declaração posterior afirmando que “apesar das informações que circulam na Internet e em outras fontes informativas, o Departamento de Polícia de Fort Lee não vai multar as pessoas que caminham usando dispositivos como equipamentos de música, telefones ou enviando mensagens”.

“Caminhar e utilizar estes dispositivos não contraria a lei. Não respeitar a faixa de pedestres ou ultrapassar um sinal vermelho sim, é contra a lei”.