Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enquanto país chorava, Congresso desfigurava pacote anticorrupção

Os deputados promoveram suas votações antipacote enquanto o país estava abalado com a tragédia que matou um time de futebol inteiro

O chamado pacote anticorrupção nasceu há um ano e meio. Os procuradores do Ministério Público listaram dez medidas que entendiam essenciais para apertar o cerco contra a corrupção e pediram apoio à população. Recolheram 2,4 milhões de assinaturas. O projeto chegou ao Congresso há oito meses. Passou por uma comissão da Câmara dos Deputados, onde foi depurado, com a exclusão de algumas medidas e, na madrugada de quarta-feira, precisou de poucas horas horas para ser desfigurado pelo voto dos parlamentares. Em vez de pacote anticorrupção, integrantes da base do governo e da oposição transformaram-no em uma maçaroca disforme que protege suspeitos de corrupção e amarra as mãos de quem quer pegá-los.

veja_2507

 (/)

Pior do que o pacote aprovado, foi o momento escolhido para aprová-lo. Os deputados promoveram suas votações antipacote enquanto o país estava abalado com a tragédia que matou um time de futebol inteiro, a simpática, pequena e fulgurante Chapeconse, que voava para sua primeira glória internacional. Soou a milhares, talvez milhões de brasileiros, como uma provocação: esconderam-se atrás do biombo de uma tragédia para assaltar, mais uma vez, essa longa, dolorosa e antiga aspiração brasileira por uma vida pública correta e limpa. Reportagem de capa de VEJA desta semana detalha como se deu essa ação.

Compre a edição desta semana de VEJA no iOSAndroid ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    Sai bandidos, entra bandidos e o Brasil permanece no caos e ainda não chegou ao fundo do poço. Aliás, será que este poço tem fundo?

    Curtir

  2. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    Uma pergunta: o Brasil é governado por bandidos?

    Curtir

  3. Jorge Afonso

    O POVO EXIGE A RENÚNCIA DA CORRIOLA DO CONGRESSO POR DESSERVICOS HUMILHANTES À NAÇÃO. FORA QUADRILHA ROUBALHISTA!!!!

    Curtir

  4. Ataíde Jorge de Oliveira

    RoLLePTa_RüÇÇa!

    Curtir

  5. Ana Paula De Melo

    Por que esses dois jornalistas publicam essa sandice? O pacote não foi desfigurado pro mal, leis que foram limadas são dignas de uma república bolivariana!

    Curtir

  6. Fernando Cesar Romo Rojas

    Todos os Politicos que Lutam para desfigurar , Pacote Anticorrupção estam enrolados , na Lava Jato , VERGONHA o PT Que tanto defendia a Etica na Politica e o Primeiro a Aprovar esta Sacanagem , e os outros partidos seguem a mesma linhia VERGONA , VERGONHA

    Curtir

  7. Franklin de Paula

    PSDB, PMDB, PT, PP, PDT. PC bouço, comunistas, esquerdistas, populistas, canhotos, que dizem ser da esquerda, bolivarianos, CAMBADA de PILANTRAS. SÃO SÓCIOS.

    Curtir

  8. Bando de canalhas! Canalhas! Não tenho outra palavra pra descrever o que sinto por esses corruptos. Tirando uns poucos que tem moral, o resto é um bando de sem-vergonhas. Antes tivessem eles sofrido aquele acidente de avião, não fariam a menor falta. Eis aqui uma brasileira extremamente indignada e principalmente com aquele Gilmar Mendes. Foi comprado? Está envolvido na Lava-Jato? Não basta ser honesto, tem que parecer honesto senhores senadores. Nojo de vocês.

    Curtir

  9. De volta as ruas senhores brasileiros! 04/12, domingo, vamos mostrar aos canalhas do governo quem manda neste país! #somostodosmoro

    Curtir

  10. Quantas asneiras ditas tanto pelos “jornalistas” quanto por quem comenta. Meu DEUS… o que a “VEJA” se tornou: Carta Capital???

    Curtir