Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem: questão sobre machismo viraliza nas redes

Teste usou uma propaganda de produto de limpeza de 1968

Uma questão do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre machismo provocou reações nas redes sociais neste sábado. O teste exibiu uma peça publicitária de um produto de limpeza, de 1968, na qual uma mulher usando traje de astronauta aparece ao lado dos dizeres: “As mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para se viver”.

A pergunta do Enem afirmava que até hoje, 350 homens já pisaram na Lua, mas as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Em contrapartida, a questão informava que atualmente metade da equipe da Nasa é composta por mulheres.

Neste sábado, os estudantes fizeram provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). Hoje, serão cinco horas e meia de prova para resolver 90 questões de múltipla escolha de linguagens e matemática e fazer a redação – etapa mais temida do teste. Os portões serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) e fechados pontualmente às 13 horas. Não serão tolerados atrasos pela organização.

No fim do dia, o site de VEJA  exibirá o gabarito extraoficial da prova, com as questões do exame resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares. O gabarito oficial da prova será divulgado até a quarta-feira (28).

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. João Paulo Ribeiro

    A pergunta afirma que 350 astronautas já foram ao espaço, não que pisaram na Lua, como escrito na matéria.

    Curtir

  2. Carlos Marques

    O que seriam “comentários machistas e desrespeitosos” precisamente? A qualificação peca pela extrema generalização e pela linguagem estereotipada e cheia de chavões, tão utilizada pelo politicamente correto…

    Curtir

  3. Jeovah Souza

    Machismo? Realmente o Brasil transformou-se com a era PT no paraíso dos imbecis.

    Curtir

  4. Denisar Belvedere

    que bosta

    Curtir

  5. Antonio Carlos Carvalho

    As mulheres fazem os mesmo testes que os homens – igualdade de gênero. Se poucas são aprovadas, isso é “machismo”? Por favor, sejam pelo menos coerentes.

    Curtir

  6. Quais as porcentagens:
    De militares; mão-de-obra pesada; bombeiros, etc.?
    Quem é “salvo” primeiro: mulheres e crianças. Onde está esse tal de machismo?
    É parente da”Zê”? “A Zelite” que ninguém sabe quem é?
    Esse povo VIVE no mundo da lua! Trabalhei quase 20 anos em psiquiatria… semana de lua cheia era barra! Tô de saco cheio de “lunáticos”. Politicamente correto = 1 sintoma da PSICOPATIA.

    Curtir

  7. Criem agora a cota para astronautas femininas e enviem todas para Marte e de piloto a presidenta cassada. Boa viagem, sem volta!

    Curtir

  8. Realmente deu o que falar. 7 das milhões de pessoas que fizeram a prova já comentaram.
    Com a margem de erro Data Folha, só faltam mais uns 12.

    Curtir

  9. Denny Doherty

    VEJA, parece, extinguiu a vida inteligente na redação.

    Curtir

  10. Carlos J. Martelozzo

    Reportagem mal feita. Texto confuso e com interpretação errada (lua/espaço). Todas as profissões estão caindo o nível mesmo, inclusive o jornalismo.

    Curtir