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Empresa frustra viagem a Cancún de 34 estudantes

Por Ricardo Valota e Nataly Costa

São Paulo – Um grupo de 34 formandos do ensino médio de escolas particulares do interior paulista teve a viagem de formatura para Cancún, no México, adiada pela segunda vez em cinco dias. A primeira previsão era de saída na sexta-feira, mas ela foi adiada. Na tarde de anteontem, os estudantes saíram de Botucatu, Bauru, Jaú e São Manuel, mas voltaram para casa depois de horas de espera no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Os estudantes chegaram ao aeroporto por volta das 20 horas. Às 3h15 de ontem, o professor de inglês Helder Luís Forti, que embarcaria com os jovens no voo da Whitejets marcado para 1h30, saía do aeroporto, frustrado.

“Alegaram que o hotel onde ficaríamos hospedado está lotado. A agência responsável pela viagem não nos deu previsão nenhuma”, conta Forti. “Na sexta-feira, nós também não embarcamos. Na ocasião, disseram que o aeroporto no México estava fechado. Chegaram a dizer que o problema era de espaço aéreo e muitos aviões não estavam aterrissando; outra informação era de que o aeroporto estava fechado por um tiroteio.”

Cada estudante pagou cerca de R$ 5 mil pela viagem. A consultora de eventos Bruna Ragazzi, de 29 anos, irmã de um dos estudantes de São Manuel, disse que os alunos resolveram antecipar a viagem de formatura para o México, que seria no fim do ano, por causa do clima quente neste período do ano.

Bruna afirmou também que os estudantes saíram de suas cidades em direção a Cumbica por volta das 14 horas e só foram informados sobre o problema poucos minutos antes do embarque. “O pessoal da empresa de viagem disse que o hotel havia praticado overbooking.”

Organização

A viagem é organizada pela Trip&Fun, empresa especializada em levar adolescentes para destinos internacionais, como Cancún, Orlando e Bariloche. Em uma das propagandas na página da internet, diz que tem “lugares garantidos para Cancún” porque trabalha com fretamento de voos.

Ontem, na mesma página da internet, a empresa tinha o seguinte comunicado: “Atenção! Por problemas logísticos, algumas saídas para Cancún estão sendo alteradas. Prestaremos todo o auxílio que for necessário”. Havia ainda um e-mail de contato para dúvidas.

Procurada, a assessoria de imprensa da Trip&Fun afirmou que “só ficou sabendo do ocorrido pela televisão” e não conseguiu contato com a diretoria da empresa. Por isso, não emitiria um posicionamento oficial sobre o caso ainda. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.