Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empresa de Guarapuava (PR) adota método de trabalho do Google

Cidade paranaense, onde equipe de VEJA fez uma parada no caminho para Três Lagoas (MS), abriga a maior maltaria da América Latina

Sempre que a Expedição VEJA chega a alguma cidade, nossa equipe é procurada por moradores interessados em apresentar exemplos de empreendedorismo e inovação. A cidade de Guarapuava (PR), onde fizemos uma rápida parada no caminho para Três Lagoas (MS), produz principalmente soja e malte – a maior maltaria da América Latina está aqui.

Longe dos grandes centros, o município não se destaca pela produção de tecnologia. Mas, neste cenário improvável, também há quem aposte na inovação, como um empresário local que entrou em contato com a Expedição para contar sua história. Sua companhia emprega dezoito funcionários em um esquema similar ao das gigantes do Vale do Silício e agora tenta ampliar o mercado regional de tecnologia.

A falta de oportunidades em Guarapuava foi o que motivou os fundadores da empresa a empreender. “Em uma cidade do interior onde a base da economia é agrícola, é muito difícil para quem faz faculdade na área de TI achar emprego na área”, diz Diogo Hartmann, gerente de Desenvolvimento da FluxoTI, que desenvolve softwares para call center e outros produtos para pequenas e médias empresas.

Representantes da empresa estiveram no Vale do Silício, onde conheceram a experiência do Google e do Facebook, e resolveram implementar uma cultura parecida em sua empresa. Os funcionários têm horários flexíveis e não são obrigados a dar expediente no escritório – onde há comida e bebida à vontade. Além disso, os empregados têm 10% do capital societário da empresa. Uma parceria com o campus da UTFPR em Guarapuava funciona para capacitar os alunos desde o segundo ano de graduação. O objetivo é, aos poucos, ampliar a criação de vagas de emprego no mercado de tecnologia da cidade.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

Nosso ônibus percorreu 515 quilômetros neste domingo. Até Três Lagoas serão mais 668 nesta segunda-feira.

Tem algo a dizer sobre Três Lagoas? Converse conosco por meio da hashtag #expedicaoveja, como é o caso do leitor Luiz Eduardo Bettega, que enviou o seguinte tuíte:

@VEJA #expedicaoveja temos uma empresa de desenvolvimento de software, onde procuramos adotar conceitos das empresas de software dos eua.

– Luiz Eduardo Bettega (@lebettega) 8 maio 2014

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP