Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Emissoras preparam programas nas capitais

Por todo o país, as emissoras de televisão e afiliadas preparam debates entre os candidatos a prefeito das capitais e principais cidades de seus estados. Na noite desta quinta-feira, afiliadas da Rede Bandeirantes de Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte colocarão cara-a-cara os principais candidatos ao cargo de prefeito.

O debate de Curitiba, que contará com os oito candidatos à prefeitura da cidade, terá uma novidade: no quinto bloco, os postulantes responderão video-perguntas enviadas pelos telespectadores. A ordem de resposta será sorteada e cada candidato receberá uma pergunta. A Rede Bandeirantes já agendou outro debate para Curitiba, em 28 de agosto. Em 2 de outubro será a vez da Rede Globo.

Nessas mesmas datas ocorrem os debates promovidos pelas afiliadas da Bandeirantes e da Globo em Salvador, Band Bahia e TV Bahia, respectivamente. A capital baiana deve ainda assistir aos encontros promovidos pela TV Aratu, afiliada do SBT, nos dias 21 de setembro e 19 de outubro, pela TVE, ainda sem data definida, e pela TV Itapoan, retransmissora da Record, que pretende realizar o programa na mesma data da afiliada da Globo.

Em Porto Alegre, a novidade fica para o último bloco, quando os candidatos terão que dizer como imaginam que estará a cidade em 2012, data final do próximo mandato. Dos oito candidatos da capital do Rio Grande do Sul, apenas Vera Guasso (PSTU) não estará presente no debate da noite desta quinta-feira, já que sua coligação não tem representação no congresso.

Essa, porém, não será a primeira vez que Porto Alegre terá um debate para as eleições municipais de 2008. No último dia 6 de julho, sete dos oito candidatos a prefeito se encontraram para debater suas idéias e propostas no encontro promovido pela TVCOM, do grupo RBS.

José Fogaça (PMDB), Luciana Genro (PSOL), Manuela D�Ávila (PC do B), Maria do Rosário (PT), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Onyx Lorenzoni (DEM) e Paulo Rogowski (PHS) debateram por quase três horas. Durante o encontro, os principais temas discutidos foram segurança pública, aumento de salários para deputados e governadores e transporte público. Dividido em cinco blocos, o programa permitiu aos participantes fazer perguntas uns aos outros sobre temas livres ou sorteados pela produção.

Em Belo Horizonte, oito dos nove candidatos estarão presentes nesta noite para debater idéias para a capital de Minas Gerais – André Alves (PT do B) alegou compromisso pessoal e não vai compor a bancada.

Em Manaus, os seis candidatos à prefeitura terão cinco blocos para discutir o que farão para a cidade nos próximos quatro anos. Afiliadas da Rede Bandeirantes também vão promover debates nesta noite em São José dos Campos (SP), Araras (SP), Chapecó (SC) e Niterói (RJ).