Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em Três Lagoas, engarrafamento e progresso trafegam juntos

Número de veículos na cidade triplicou nos últimos dez anos

Uma das melhores formas de ver como uma cidade cresceu é pelo aumento do número de veículos nas ruas. Em Três Lagoas (MS), onde está a Expedição VEJA, o salto é visível. O número de carros quase triplicou em menos de dez anos. O município de 110.000 habitantes tem 69.000 veículos; em 2005, eram 26.000. O crescimento é 32% superior ao da média nacional no mesmo período.

O aumento de veículos reflete o processo de industrialização que se acelerou nos últimos cinco anos — em 2009, se instalou na cidade a maior fábrica de celulose do mundo. De 2012 para cá, Três Lagoas ganhou quatro concessionárias. E a Toyota procura um terreno para abrir uma revendedora no município. As bicicletas que dominavam as ensolaradas ruas locais foram sendo substituídas por motocicletas.

O aumento no número de veículos em um curto espaço de tempo trouxe problemas para a cidade. Os engarrafamentos na região central de Três Lagoas (MS) são diários, especialmente nos pontos de cruzamento entre ferrovias e avenidas.

Para tentar organizar o trânsito no centro, a prefeitura vai instalar um sistema parecido com o da Zona Azul. Outra meta é obter recursos para melhorar o contorno rodoviário do município, o que reduziria o tráfego de caminhões pela cidade.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

A solução definitiva para o trânsito também depende das obras de transposição da linha férrea, a cargo do governo federal. Mas as obras do empreendimento, que deveriam ficar prontas em 2014, estão atrasadas.

Tem algo a dizer sobre o progresso de Três Lagoas, converse com nossa equipe por meio das redes sociais. Utilize a hashtag #expedicaoveja.

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP