Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em luto, Universidade Federal de Santa Maria retoma aulas

Dos 237 jovens mortos no incêndio, 115 eram estudantes da universidade. Uma vela foi acesa para cada um. Agora fica a missão: seguir projetos de quem se foi

Uma semana após o incêndio que matou 237 jovens na boate Kiss, a Universidade Federal de Santa Maria retoma suas aulas nesta segunda-feira. O dia é marcado por homenagens às vítimas da tragédia – 115 dos jovens mortos eram estudantes da Federal. Uma vela foi acesa em memória de cada um dos jovens que tiveram seus sonhos interrompidos pelo fogo. E, apesar da dor, quem fica toma para si uma missão: dar continuidade aos projetos daqueles que se foram.

Leia também:

Prefeitura de SP mantém abertas as boates que prometeu interditar

Dono da Kiss diz que não sabia dos fogos na boate

O velório do 237º morto na tragédia

Na manhã desta segunda, a caminhada em memória das vítimas apresentava toda a diversidade que se espera encontrar em uma grande universidade: camisetas de todas as cores, orações em português e em hebraico, traduzidas para o sistema de Libras. Não faltou nem mesmo o rock: “The show must go on”, disse um dos sacerdotes presentes ao altar improvisado no campus.

As palavras imortalizadas pela banda britânica Queen davam a mensagem principal do ato ecumênico que se iniciou às 9 horas, com grande presença da comunidade universitária. “Todos estamos tristes e precisando de carinho, por isso estamos aqui”, disse o reitor, Felipe Martins Müller.

À faculdade de Arquitetura já foi solicitado um projeto de memorial dedicado às vítimas. Assim, aos poucos, a universidade voltará à sua rotina, sem jamais se esquecer do verão de 2013.