Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Elizabeth II completa 60 anos no trono britânico

A rainha Elizabeth II completa oficialmente nesta segunda-feira 60 anos no trono britânico, com um dia marcado por uma agenda normal de trabalho e à espera dos grandes festejos previstos para a primavera, mas com uma mensagem de agradecimento aos súditos do Reino Unido e da Commonwealth (Comunidade Britânica).

Aos 85 anos, a popular soberana, que geralmente celebra a data de maneira privada, que também representa o aniversário da morte de seu pai, George VI, não pediu nenhuma comemoração oficial neste dia histórico.

A agenda consistirá em uma visita à prefeitura de King’s Lynn, que fica a 10 quilômetros de sua residência de Sandrigham, no condado de Norfolk (leste da Inglaterra), onde passou o fim de semana com o marido Philip, o duque de Edimburgo, e outra a um colégio na vizinha Dersingham.

O único ato oficial da rainha foi a publicação de uma mensagem de agradecimento e bons votos aos britânicos e aos povos dos outros 15 países da Commonwealth dos quais ainda é chefe de Estado.

“Hoje, quando celebro 60 anos como vossa rainha, escrevo para agradecer pelo magnífico respaldo e alento que vocês têm dado, a mim e ao príncipe Philip, ao longo de todos estes anos e dizer o quão profundamente nos emocionamos ao receber tantas mensagens amáveis sobre o Jubileu de Diamante”, afirma a soberana no texto divulgado pelo Palácio de Buckingham.

“Neste ano especial, enquanto me dedico novamente a servi-los, espero que todos recordemos o poder da união e a força da família, da amizade e da boa vizinhança”, completou.