Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Donald Trump telefona para Michel Temer

Segundo nota oficial, os presidentes "trocaram impressões sobre as reformas em curso no Brasil e nos EUA"

O presidente Michel Temer conversou na tarde deste sábado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa, que já estava agendada, durou cerca de 20 minutos e teve início por volta das 18h15. É segunda conversa telefônica entre eles e, segundo informou o Planalto, por meio de nota, eles acertaram “manter contato regular e deixaram abertos os canais diretos de diálogo, tendo estabelecido que voltariam a falar-se a qualquer momento em que se apresente questão de interesse mútuo”. Trump reforçou “interesse” em receber uma visita de Temer aos Estados Unidos.

O Palácio do Planalto não confirma, mas era intenção do presidente Temer tranquilizar Trump em relação à eficiência e ao rigor no trabalho do serviço de inspeção do Ministério da Agricultura, na fiscalização dos produtos exportados.

Para demonstrar a intenção do Brasil de tranquilizar os mercados internacionais consumidores de produtos brasileiros, Temer antecipou de segunda para este domingo, às 17h, em reunião no Palácio do Planalto, um encontro com os embaixadores dos principais mercados de carne brasileira.

A União Europeia, por exemplo, está cobrando resposta com urgência do pedido de esclarecimento sobre a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira, que desvendou um esquema de corrupção na fiscalização de frigoríficos brasileiros. Estados Unidos e China também pediram explicações.

O governo quer apresentar as medidas já adotadas e mostrar o cuidado com o controle para garantir a qualidade e sanidade de todos os produtos alimentícios destinados ao consumo interno e externo, de origem animal ou vegetal. Na reunião estarão os ministros da Agricultura, da Indústria e Comércio e o presidente da Apex, agência brasileira de exportação.

A nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, informa também que Temer destacou na conversa a retomada do crescimento econômico e os dois “trocaram impressões sobre as reformas em curso no Brasil e nos EUA”. E acrescenta: “o Presidente Donald Trump revelou acompanhar e conhecer essas transformações e cumprimentou o presidente Michel Temer pelos importantes resultados já alcançados”.

Ao falar do ânimo em relação à melhoria do cenário da economia no País, Temer “sublinhou que uma série de indicadores econômicos recentes permite afirmar que o crescimento da economia e do emprego já retornou”.

O presidente brasileiro destacou ainda a “importância de aprofundar uma agenda bilateral para o crescimento, baseada na expansão do comércio e do investimento”, acrescentando que “ao longo da próxima semana, terá encontros com a Câmara de Comércio Brasil-EUA e com o Conselho das Américas. Em ambos, o Presidente Michel Temer reiterará a importância dos vínculos bilaterais e o potencial crescente da economia brasileira”.

Segundo a nota, “por iniciativa do Presidente Trump, os dois mandatários trataram, também, de temas da atualidade regional” e “acertaram manter contato regular”, acertando que uma visita próxima presidente Temer aos Estados Unidos.

A íntegra da nota à imprensa;

“O Presidente Michel Temer recebeu telefonema do Presidente Donald Trump, na tarde de hoje, 18 de março. Foi a segunda conversa telefônica entre os dois Chefes de Estado.

Eles trocaram impressões sobre as reformas em curso no Brasil e nos EUA. O Presidente Donald Trump revelou acompanhar e conhecer essas transformações e cumprimentou o Presidente Michel Temer pelos importantes resultados já alcançados.

O Presidente Michel Temer sublinhou que uma série de indicadores econômicos recentes permite afirmar que o crescimento da economia e do emprego já retornou. Enfatizou a importância de aprofundar uma agenda bilateral para o crescimento, baseada na expansão do comércio e do investimento. Comentou também que, ao longo da próxima semana, terá encontros com a Câmara de Comércio Brasil-EUA e com o Conselho das Américas. Em ambos, o Presidente Michel Temer reiterará a importância dos vínculos bilaterais e o potencial crescente da economia brasileira.

Por iniciativa do Presidente Trump, os dois mandatários trataram, também, de temas da atualidade regional. Eles acertaram manter contato regular e deixaram abertos os canais diretos de diálogo, tendo estabelecido que voltariam a falar-se a qualquer momento em que se apresente questão de interesse mútuo. Na mesma linha, o Presidente Trump mencionou seu interesse em receber uma próxima visita do Presidente Michel Temer aos EUA.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República”

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Temer e Trump, um par perfeito para o progresso dos dois países. Era disso que o Brasil estava precisando.

    Curtir

  2. Miguel Dias Gonçalves

    Trump eu tenho certeza que defende sua pátria, agora temer eu tenho dúvida

    Curtir

  3. Brian Jeremias

    Dois patetas

    Curtir

  4. Como o Temer está vendendo o Brasil para os estrangeiros a preço de banana, o Trump resolveu aproveitar a liquidação. Estão doidos pelo nosso petróleo para poderem manipular o preço do barril em toda a América.

    Curtir

  5. Ronaldo Luis

    Dois velhos corno ainda bem que daqui a pouco estarão mortos lugar de velho metido a jovem e servir de adubo pra grama de cemitério não tem mais perspectiva de vida mais ficam fodendo a vida de quem é jovem que tem a vida toda pela frente

    Curtir