Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma parabeniza Rio pelo título de Patrimônio Mundial

Por AE

Brasília – A presidente Dilma Rousseff parabenizou o Rio de Janeiro, por meio de uma nota oficial, pelo título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana, concedido neste domingo à cidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A presidente telefonou pela manhã para o governador do Rio, Sérgio Cabral, e para o prefeito da cidade, Eduardo Paes.

De acordo com a nota, a presidente “considera o reconhecimento da Cidade Maravilhosa como Patrimônio Mundial motivo de orgulho para todo o Brasil e um estímulo para que o Rio de Janeiro prossiga em sua trajetória de revitalização, que tem melhorado a vida de seus habitantes”.

“Com suas belezas naturais e a intervenção criativa do homem em sua paisagem urbana, o Rio encanta a todos que o visitam”, diz o texto.

A presidente considera, ainda, que a cidade “mostra ter competência e capacidade de gestão para sediar importantes eventos nacionais e internacionais, como a Rio+20, realizada há poucos dias, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou neste domingo que o Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Iphan, foi aprovada durante a 36ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em São Petersburgo, na Rússia.