Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Desrespeito a pedestres gera só três multas por dia

Em 2010, 1.009 foram autuados por ignorar os transeuntes. No mesmo período, 5.700 tiveram de acertar as contas por infringir o rodízio

Por Da Redação - 29 jul 2011, 09h21

O número de multas destinadas a motoristas que não respeitam os pedestres é excessivamente pequeno em São Paulo. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelam que, por ignorarem os transeuntes, apenas três veículos são multados por dia na capital.

Também são três as principais infrações que comprometem a segurança dos pedestres: não dar preferência aos cidadãos na faixa, avançar o carro enquanto o pedestre ainda caminha na via e ignorá-los ao fazer conversões. Em 2010, a fiscalização dessas situações resultou em 1.009 multas ─ uma quantidade pequena se comparada, por exemplo, à média de 5.700 veículos autuados diariamente por furar o rodízio. Todas essas infrações estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que vigora há 14 anos.

Vice-presidente da Associação Brasileira de Pedestres, o engenheiro de trânsito Horácio Augusto Figueira defende uma revisão nas prioridades. “Deveriam largar a fiscalização de zona azul e rodízio e focar nas autuações que evitam acidentes e salvam vidas”, diz. Segundo a CET, tal fiscalização será intensificada a partir de agosto.

Inicialmente, só os agentes do centro da cidade e dos arredores da Avenida Paulista estarão incumbidos de multar motoristas por esses motivos. Deixar de acionar a seta para dobrar uma esquina e parar sobre a faixa enquanto o semáforo está vermelho serão infrações que, segundo a CET, ganharão “especial atenção”.

Publicidade

Trânsito pesado ─ O número de motoristas de caminhões multados chegou a 150,5 mil durante quase um ano de proibição da circulação desses veículos na Marginal Pinheiros e nas avenidas Bandeirantes, Jornalista Roberto Marinho e Afonso D’Escragnole. O montante equivale a quase 3% do total de infrações aplicadas pela CET durante 2010.

O maior número de infrações se concentrou na Marginal Pinheiros. Ali, 90.940 veículos foram multados entre setembro de 2010 e junho deste ano. Na Avenida dos Bandeirantes foram 43.983 multas. Na Afonso D’Escragnole, 14.819.

(Com Agência Estado)

Publicidade