Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deputados estaduais seguem exemplo do Congresso e aprovam aumento dos próprios salários

Em São Paulo, salários passarão de R$ 12.384,37 para R$ 20.042,35, diz jornal

Os deputados estaduais apressaram-se em seguir o exemplo de senadores e deputados federais, que aprovaram para si um aumento salarial de 62% na última quarta-feira. Por todo o país, as Assembleias correm para colocar na pauta de votação, antes do recesso de fim de ano, projetos que garantam reajustes aos Legislativos estaduais.

Contas públicas: Saiba quanto ganham (de verdade) os políticos

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal O Estado de S. Paulo, os deputados estaduais de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, prevendo que o reajuste do Congresso seria aprovado, já haviam se antecipado e garantido a aprovação de um texto que lhes garante um salário equivalente a 75% do que ganham os deputados federais, cujos salários passaram de 16.512,09 reais para 26.723,13 reais.

Participe da enquete: na sua opinião, quanto devem ganhar os políticos brasileiros?

Na quinta-feira, foi a vez as Assembleias Legislativas do Pará, Ceará e Mato Grosso do Sul votarem o reajuste. Enquanto isso, os deputados estaduais da Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco correm para votar o próprio aumento na semana que vem, a última de trabalho dos parlamentares em 2010.

Para e ter uma ideia, os salários de deputados paulistas passarão de 12.384,37 reais para 20.042,35 reais – o que resultará num gasto extra de 8,3 milhões de reais aos cofres do estado.

O tamanho da conta

Passe o mouse sobre a figura e confira as verbas que os parlamentares recebem como complemento ao salário