Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Delcídio estava ‘preocupado com amigos’, diz Lula

Ex-presidente é acusado de tentar obstruir as investigações da Lava Jato com a ajuda do ex-senador

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República, que teve conversas sobre os desdobramentos da Operação Lava Jato com o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). Na última sexta-feira, o petista virou réu sob a acusação de ter tentado comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, com a ajuda do ex-parlamentar.

Leia mais:
“Minha família jamais recebeu dinheiro”, diz Cerveró

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira, Lula afirmou que falou sobre a Lava Jato com Delcídio porque ele estava “preocupado com as pessoas que estavam presas por ser amigo delas”, como o ex-diretor Nestor Cerveró. O depoimento era inédito até ontem e foi prestado em abril, no inquérito que apurava se Lula e Delcídio tentaram obstruir as investigações.

O ex-presidente também rebateu a acusação feita por Delcídio do Amaral em sua delação premiada. No acordo firmado com a Justiça, o ex-parlamentar afirmou que discutiu com Lula a tentativa de oferecer dinheiro a Cerveró, para que ele permanecesse em silêncio e não se tornasse delator. Lula disse que “discutiu aspectos da Lava Jato com Delcídio porque este tinha preocupação com as pessoas que estavam presas, até por ter sido da Petrobras e do setor energético e elétrico” e por “possivelmente ter trabalhado [na estatal] durante o governo Fernando Henrique Cardoso”.

Leia também:
Operação Lava Jato chega a 33ª fase e mira Queiroz Galvão

Questionado sobre como reagiu quando soube do acordo de delação de Cerveró, o petista disse que reagiu “normalmente” e que não conversou com ninguém sobre o assunto, já que “não tinha nem razão [para isso]”.  Lula afirmou ainda que não tinha relação pessoal com Cerveró e “acha que nunca teve uma conversa a sós” com o ex-diretor da Petrobras, “por nem um minuto”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Antonio Geraldes

    Ele é um fofo né?

    Curtir

  2. Guilherme Gonçalves

    E Pinóquio? Como fica nessa história?

    Curtir

  3. Prof. Pinheiro

    Lula com microfone na mão diante de petistas é uma coisa. Diante de um delegado da PF fica pianinho…

    Curtir

  4. Jose Dias Afonso

    Metam uma vez por todas, nasvossas cabecinhas , Brasil nunca teve um Presidente como Lula e não sei se voltará a ter,o resto é para ingles ver o Temerário , quer é laca no cabelo e verniz nas unhas Na democracia para se governar se vai a Votos e não com golpadas

    Curtir