Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Datafolha no RS: Tarso vira e assume a dianteira

Cenário é de empate técnico entre o candidato à reeleição, que subiu um ponto porcentual, e Ana Amélia Lemos, que caiu três

O governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), virou a disputa e assumiu a dianteira contra a principal adversária, Ana Amélia Lemos (PP), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, os dois candidatos continuam empatados tecnicamente – Tarso marca 32%, enquanto a Ana Amélia tem 28%.

Na simulação de segundo turno, Ana Amélia venceria Tarso por 44% a 41%. No cenário com Sartori, o peemedebista ganharia por 45% a 40%. Já numa disputa entre Sartori e Ana Amélia, o peemedebista superaria a senadora por 41% a 38%.

Encomendada pela TV RBS, a sondagem também mostra que a disputa pelo segundo lugar não está definida já que o candidato do PMDB, José Ivo Sartori, subiu seis pontos porcentuais – de 17% a 23% -, empatando tecnicamente com Ana Amélia.

O candidato Vieira da Cunha (PDT) marcou 2%, e Roberto Robaina (PSOL), 1%. Os votos brancos e nulos somaram, 3%, e os indecisos, 11%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00933/2014.

Senado – A disputado pelo Senado se manteve empatada entre Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT). O pedetista aparece com 31% das intenções de voto, e o petista, com 30%. Em terceiro lugar, vem o atual senador Pedro Simon (PMDB), com 13%.