Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Datafolha no RJ: Pezão perde um ponto, mas lidera

Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB) estão em empate técnico na briga por quem enfrenta o governador em segundo turno

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) perdeu um ponto porcentual, mas permanece em primeiro lugar na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, com 30% das intenções de voto. Anthony Garotinho (PR) caiu três pontos e tem 21%. O senador Marcelo Crivella (PRB) permanece com 17% das intenções de voto. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, Garotinho e Crivella estão em situação de empate técnico no segundo lugar.

O senador Lindbergh Farias (PT) subiu de 11% para 13% das intenções de voto. O candidato do PSOL ao Palácio Guanabara, Tarcísio Motta, avançou de 3% para 6%.

O instituto também fez simulações da disputa em segundo turno. Pezão venceria Garotinho por 52% contra 30%. O governador também superaria Crivella, por 47% a 39%. Crivella venceria Garotinho por 49% a 30%.

Infográfico: Acompanhe a evolução dos candidatos nas pesquisas eleitorais

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa foi feita nos dias 1 e 2 de outubro, com 1.496 eleitores, em 36 cidades do Rio de Janeiro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00933/2014.

Senado – Na disputa da vaga de senador no Rio, o deputado federal e ex-jogador de futebol Romário (PSB) possui 51% das intenções de voto. Com 20% das preferências, o vereador e ex-prefeito carioca Cesar Maia (DEM) é o segundo colocado, depois de ter sua candidatura liberada pela Justiça Eleitoral. O comunista Eduardo Serra (PCB) acumula 3%, à frente dos 2% do ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT), demitido do governo Dilma Rousseff por envolvimento em denúncias de corrupção na pasta.