Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cúpula de Washington estabelece cooperação pela segurança nuclear

Os líderes dos 47 países que participam da Conferência de Segurança Nuclear de Washington fecharam um acordo nesta terça-feira para controlar todo o material nuclear do mundo, segundo uma proposta dos EUA, de acordo com um rascunho da declaração final do evento obtido pela agência de notícias AFP.

Ainda segundo o documento, as nações presentes no encontro convocado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, reconheceram o direito ao uso pacífico da energia nuclear, mas disseram que será necessária a cooperação e a assistência mútua para que esses objetivos sejam atingidos. No encontro ficou definido que serão adotadas práticas de segurança que “não infrinjam os direitos dos Estados de usar a energia nuclear para fins pacíficos”.

Além disso, os países se comprometeram neste segundo dia do encontro a se unir para prevenir que “atores não estatais”, como organizações terroristas, consigam acesso a qualquer material nuclear para “fins malignos”. A cooperação para prevenir o tráfico ilegal desse tipo de material também foi acordada entre as nações.

Outro ponto definido pelas nações participantes da cúpula de Washington prevê a melhora da “cultura da segurança nuclear” por meio do desenvolvimento da tecnologia, do treinamento e da cooperação entre todos os envolvidos.

(Com Reuters)