Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cremesp investiga vazamento de exames de mulher de Lula

O hospital Assunção, em São Bernardo, também instaurou sindicância e afastou profissionais envolvidos no atendimento a Marisa Letícia

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) instaurou uma sindicância para apurar o vazamento de imagens dos exames da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, internada desde terça-feira por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, também instaurou sindicância e afastou profissionais envolvidos no atendimento a Marisa Letícia.

Fotos e imagens em vídeo dos exames da ex-primeira-dama circulam desde o dia da internação nas redes sociais. Segundo fontes médicas, as imagens correspondem às da tomografia à qual Marisa foi submetida no hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, onde recebeu o primeiro atendimento antes de ser transferida para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde continua internada.

O Sírio divulgou uma nota no início da noite de ontem na qual afirma que as imagens não saíram do hospital. “A instituição zela pela privacidade de seus pacientes e repudia a quebra de sigilo médico por qualquer profissional de saúde”, diz a nota.

O hospital Assunção, também por meio de nota, afirmou que repudia o vazamento e também tomou providências. “O hospital esclarece que tão logo tomou conhecimento do evento, imediatamente instaurou sindicância interna para apuração dos fatos, tendo suspendido e afastado os envolvidos na investigação até a sua conclusão”, diz a nota.

Segundo o Cremesp, um dos objetivos da sindicância é averiguar se houve participação de médicos no vazamento. “A apuração pode apontar se a divulgação de dados clínicos teve a participação de médicos ou se era do conhecimento da diretoria técnica ou clínica da instituição. De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico ‘permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade’. Também não é permitido ‘liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa”‘, esta última em situação de sindicância ou processo ético-profissional”, diz o Cremesp.

Segundo médicos do Sírio, a situação de Marisa Letícia ainda é grave mas continua estável desde a madrugada de terça-feira. Depois de passar por uma cirurgia para estancar a hemorragia no cérebro causada pelo rompimento de um aneurisma diagnosticado há mais de 10 anos, a ex-primeira-dama foi submetida a um segundo procedimento que consiste na utilização de um cateter para reduzir a pressão intracraniana.

Desde então Marisa Letícia está em coma induzido. Os sedativos serão mantidos pelo menos até sábado, segundo fontes médicas.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ela vai ficar igual ao Shumaquer! Tenho fé!

    Curtir

  2. Marize Branquinho

    Estão com raiva que publicaram os exames, e ela não teve nada de sério. Eu sabia que iam inventar um doença para se fazerem de coitadinhos.

    Curtir

  3. jj guimaraes

    Mimimi dos abutres!!

    Curtir

  4. Desejo a todos,em dobro,o que estão desejando a dona Marisa Letícia.

    Curtir

  5. O vazamento pode ter sido proposital? E neste caso, quem teria interesse?

    Curtir

  6. Pimpongo Sagaz

    Será a tal da Fogueira Santa da Lava Jato…

    Curtir

  7. Jose Alberto Alberto

    Essa senhora não passa de um pessoa normal que teve um AVC, não sei porque tanto “enxame” ou já começou a propaganda politica já que a revista mudou de lado? a cada 30 minutos sai um boletim medico com a foto do Luladrão!!!!!!

    Curtir

  8. Nathania Guimaraes

    Qual mesmo é o valor de uma diária no Sírio? Alias, nesse caso, seriam 2 diárias: a dela e do marido (isso se não tiver mais ninguém da família ou agregados, hospedado lá). Então… ela vai continuar estável + grave por muitos dias ainda… e, enquanto o povo morre nas filas do SUS, ela se trata em um hospital caríssimo, pago com nosso dinheiro (para não falar com o dinheiro que eles roubaram).

    Curtir

  9. Dagmar Oliveira

    Eu não acredito mesmo que essa criatura ta doente, quando lula saiu da midia, arranjou um câncer na garganta que em nada modificou aquela voz horrorosa, em seguida quando a Dilma era candidata arranjou um câncer que nunca vi ninguém sarar tão rápido de um câncer como a criatura sarou, campanha do vitimismo e coitadismo, agora que esse safado quer se candidatar a presidencia de novo a santa mulher que mandou todo brasileiro enfiar as panelas naquele lugar …. sofre um AVC, claro que é pro povo brasileiro ficar com pena desse nojento … vitimismo de novo por causa da lava jato, dessa vez não o povo precisa deixar de ser bobo e acreditar nas mentiras dessa criatura nefasta.

    Curtir

  10. Luiz Carlos Porto

    In continuamos firme na torcida pelo avc

    Curtir