Crivella deixa prisão domiciliar para comparecer a enterro da mãe
Determinação do presidente do STJ atende pedido da defesa baseado em Lei de Execuções Penais

O prefeito afastado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deixou a prisão domiciliar, na manhã desta quarta-feira, 30, para comparecer ao enterro da mãe, Eris Bezerra Crivella, morta na madrugada da última segunda-feira. O sepultamento ocorre no município de Simão Pereira, interior de Minas Gerais.
A saída foi autorizada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, atendendo a um pedido da defesa de Crivella.
“Os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”, escreveu o ministro em sua decisão, baseada no artigo 120 da Lei de Execuções Penais.
Crivella terá de retornar à prisão domiciliar até as 18 horas de hoje.
O prefeito afastado do Rio de Janeiro está preso em caráter preventivo desde o dia 22, a pedido do Ministério Público. As investigações de casos de corrupção na administração municipal revelaram a existência de um “QG da propina” que operaria dentro da Riotur, empresa responsável por eventos turísticos no município.
Inicialmente, o prefeito foi encaminhado para um presídio, mas, por determinação do presidente do STJ, ele passou a cumprir pena em seu apartamento no luxuoso condomínio da Península, na Barra da Tijuca.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.