Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Companhias aéreas retomam voos no Sul do Brasil

Segundo a Força Aérea Brasileira, nuvem de cinzas deve deixar o continente na noite desta sexta-feira

Por Da Redação 10 jun 2011, 14h23

Depois de chegar a Curitiba na manhã desta sexta-feira, a nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Puyehue, no Chile, começa a se dissipar no sul do país. As cinzas concentram-se no Rio Grande do Sul, que chegou a ter 70% do território coberto durante a madrugada. Segundo a Força Aérea Brasileira, a nuvem deve chegar ao mar na noite desta sexta-feira. O aeroporto de Porto Alegre segue com as operações comprometidas por conta do problema, mas os voos já estão sendo retomados.

A Gol reestabeleceu às 16h desta sexta-feira as operações em Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS) e Chapecó (SC). A companhia já havia retomado as decolagens nas cidades catarinenses de Florianópolis, Navegantes e Joinville pela manhã. A TAM também voltou a operar nos aeroportos de Florianópolis e Porto Alegre nesta tarde.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), das 63 partidas programadas até as 15 horas desta sexta no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, 59 (ou 93,7%) foram canceladas. A única decolagem registrada no local pela manhã foi a de um voo da Trip com destino a Campo Grande (MT).

Em todo o Brasil, segundo a Infraero, 283 (17,9%) das 1.577 decolagens previstas até as 15 horas foram canceladas. As viagens para Buenos Aires, na Argentina, já foram retomadas pela TAM, mas seguem suspensas na Gol. A rota para Montevidéu, no Uruguai, não tem previsão de restabelecimento.

Continua após a publicidade
Publicidade