Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começou a fase de julgamento dos réus da Operação Hashtag

Os oito presos acusados de atos preparatórios de atentados terrorista são ouvidos pela Justiça Federal, em Curitiba

A Justiça Federal no Paraná começou hoje as audiências do julgamento de oito acusados de terrorismo presos durante a Operação Hashtag, em julho. Os réus foram transferidos de avião do presídio Federal de Campo Grande, para Curitiba.

O juiz federal Marcos Josegrei, da 14° Vara Federal de Curitiba, deverá tomar os depoimentos dos réus entre hoje e amanhã. Esta fase, marca o início dos julgamentos dos oito acusados de formar uma célula do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que planejava cometer atentados jurante a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público e aceita pela Justiça, os Alisson Luan de Oliveira, Leonid El Kadre de Melo, Oziris Moris Lundi dos Santos Azevedo, Israel Pedra Mesquita, Levi Ribeiro Fernandes de Jesus, Hortêncio Yoshitake, Luís Gustavo de Oliveira e Fernando Pinheiro Cabral formavam o núcleo da organização que havia jurado fidelidade ao EI e que estava a disposta a atuar em segundo as ordens dos líderes do EI no Iraque e Síria.

Esse é o primeiro julgamento realização no Brasil tendo como base a lei antiterrorismo, que entrou em vigor em março deste ano. Se condenados, os acusados de fazer parte da célula brasileira do EI, também serão os primeiros a serem punidos pela nova legislação. A sentença deverá ser proferida somente em janeiro.