Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Com Operação Duelo, PF combate tráfico internacional de drogas

De acordo com o órgão, entorpecentes vinham do Paraguai e eram distribuídos em diversos estados por via terrestre ou em voos comerciais

Por Da Redação 14 jun 2018, 08h56

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Duelo contra três grupos criminosos que atuam no tráfico internacional de entorpecentes em Foz do Iguaçu (PR). Cerca de 90 policiais federais estão cumprindo 12 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo a PF, “No decorrer da investigação, iniciada em 2016, verificou-se a existência de três núcleos criminosos que, seja de maneira paralela, seja com interdependência, atuam no tráfico de drogas, estando vinculados a apreensões de entorpecentes realizadas em diversas regiões do país”, diz a PF.

Ainda conforme a PF, alguns dos envolvidos já cumprem pena pela prática de outros crimes. “Investigações demonstram robustos indícios acerca do modus operandi das três associações criminosas, demonstrando o elo estável mantido entre seus integrantes para prática do crime de tráfico transnacional de entorpecentes.”

  • “A droga, proveniente do Paraguai, era distribuída em diversos estados do País, por via terrestre ou aérea, em voos comerciais. Foi possível identificar a atuação destes grupos criminosos em fatos relacionados a apreensões de maconha e/ou de haxixe ocorridas em Foz do Iguaçu (PR), Céu Azul (PR), Gravataí (RS) e no aeroporto de Guarulhos (SP)”.

    De acordo com a PF, a “ação tem, dentre outros, o objetivo de reunir informações complementares sobre a prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, bem como acerca de eventual delito de lavagem de capitais, decorrente da movimentação dos valores auferidos com o tráfico”.

    Continua após a publicidade
    Publicidade