Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Chuvas já afetam 82 cidades em Santa Catarina

Cheia de rio deixou cinquenta municípios em estado de emergência e atingiu mais de 28 000 pessoas

Por Da Redação 24 set 2013, 16h57

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último fim de semana provocaram inundações em 82 municípios do estado e afetaram a vida de ao menos 28 900 pessoas. As informações são do último boletim divulgado nesta terça-feira pela Defesa Civil estadual. Na segunda-feira, o governador Raimundo Colombo (PSD) decretou estado de emergência em cinquenta cidades catarinenses. Entre elas estão Blumenau, Camboriú, Rio do Sul, Lages, Jaguará do Sul e Joinville.

Mais de 17 000 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, e mais de 6 000 residências foram danificadas pelos temporais. A chuva já parou, mas o volume dos rios permanece alto. O Porto de Itajaí segue com as suas atividades paralisadas devido à velocidade da água no rio Itajaí-Açu. A correnteza coloca em risco o tráfego de embarcações pela região e obrigou quinze navios a ficarem estacionados na costa à espera do desembarque.

Leia também:

Chuvas: por que o Brasil não consegue evitar essa tragédia

Chuva afeta 20 000 e obriga 4 000 a saírem de casa em SC

Os maiores estragos aconteceram nas cidades de Rio do Sul e Blumenau, onde as águas tomaram as ruas das cidades. Na altura de Blumenau, o rio Itajaí-Açu chegou a registrar 10,5 metros acima do normal na madrugada de segunda-feira.

Aulas – Nesta terça-feira, dez municípios cancelaram as aulas afetando a vida de 36 600 alunos, segundo informações da Secretaria Estadual de Educação. Entre elas estão Blumenau, Ilhota, Leoberto Leal, Taió, Presidente Getúlio, Vitor Meirelles, Presidente Nereu, Lontras, Rio do Sul e Rio do Oeste.

Segundo nota do governo do estado, o volume de chuva verificado no fim de semana é superior à média estimada para todo o mês de setembro.

(Atualizado às 20h10)

Continua após a publicidade
Publicidade