Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Chuvas em SC deixam 15 mortos e Defesa Civil alerta para novos temporais

Região do Vale do Itajaí sofre com tempestades desde a última quinta-feira; seis pessoas estão desaparecidas

Por Da Redação Atualizado em 19 dez 2020, 22h30 - Publicado em 19 dez 2020, 22h08

As fortes chuvas em Santa Catarina deixaram 15 pessoas mortas. Desde a última quinta-feira, a região do Vale do Itajaí é atingida por temporais e a Defesa Civil estadual alerta para riscos de fortes chuvas nesta madrugada.

De acordo com a Defesa Civil, há um alerta de deslizamentos para os próximos dias em virtude da chuva forte e persistente. Em Presidente Getúlio o risco é muito alto, e alto nas cidades de Garopaba e São José. Há risco moderado nas cidades de Rio do Sul, Brusque, Tijucas, Governador Celso Ramos e Palhoça. Não está descartada a ocorrência de enxurradas e alagamentos.

  •  

    De acordo com as autoridades locais, foram 12 mortes em Presidente Getúlio, duas em Rio do Sul e uma em Ibirama. Seis vítimas continuam desaparecidas. Até o momento 184 pessoas estão desabrigadas e 284 desalojadas. A 15ª vítima foi encontrada na tarde desta quinta-feira enquanto o marido era velado em uma cidade vizinha.

    A região não tinha histórico de deslizamento e, por isso, as cidades atingidas não tem um plano de contingência para episódios como este.

    Continua após a publicidade

    Neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O presidente afirmou que o Ministério da Defesa tem dado apoio ao atendimento às vítimas. “O Governo Federal entra com o apoio do Exército Brasileiro nas operações de restabelecimento e a Defesa Civil Nacional com o trabalho dos técnicos pra simplificar as ações e agilizar o repasse de recursos para os trabalhos de restabelecimento”, explicou o chefe da Defesa Civil do estado, Aldo Baptista Neto.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade