Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chuvas deixam 17 cidades em situação de emergência

Desde outubro, 58 cidades foram atingidas por deslizamentos e enchentes

Duas novas cidades mineiras declararam situação de emergência neste domingo, elevando para 17 o número de cidades em alerta por causa das chuvas no estado. A cidade de Florestal, na região metropolitana de Belo Horizonte, decretou estado emergencial devido às enchentes que deixaram onze famílias desabrigadas e quatro casas destruídas. Na Zona da Mata, o município de Barra Longa também entrou na lista depois de ter pontes e estradas destruídos por conta do aumento do volume de um rio. Pelo menos 80 moradores foram prejudicados.

Desde o início da temporada de chuvas em Minas Gerais, em outubro, 58 cidades foram atingidas por vendavais, deslizamentos e enchentes. A Defesa Civil Estadual registrou 21.480 pessoas afetadas, 459 desalojados, 30 desabrigados e quatro feridos. Duas mortes foram registradas na região. Uma das vítimas foi atingida por uma árvore enquanto andava de moto no município de Reduto. Outra vítima, que foi arrastada por um córrego em novembro, teve o corpo encontrado na terça-feira.

De acordo com a Defesa Civil, o volume de água registrado em dezembro no Estado superou em 34% o esperado para todo o mês. A previsão para este domingo é de muita chuva na região noroeste de Minas Gerais.

(Com Agência Estado)