Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chuva afeta quase 7 000 pessoas no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil do estado, 2 132 pessoas estão desabrigadas e 4 798 desalojadas; uma pessoa desapareceu em São Francisco de Paula

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde quarta-feira já afetam 6 932 pessoas, segundo a Defesa Civil do estado. Pelo menos 2 132 pessoas estão desabrigadas e 4 798, desalojadas. Em São Francisco de Paula, uma pessoa desapareceu na enchente e o Corpo de Bombeiros efetua buscas no local. Ao menos uma pessoa ficou ferida, segundo a Defesa Civil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, nos últimos cinco dias, já choveu acima do esperado para o mês na maioria das cidades do centro-norte do Rio Grande do Sul. Na capital, Porto Alegre, por exemplo, a previsão era de 137 litros por metro quadrado de chuva para agosto, mas já choveu 232 litros por metro quadrado.

A previsão para esta segunda-feira ainda é de mau tempo em todo o estado. De acordo com o Inmet, a temperatura mínima média para agosto é de 11 graus. Porto Alegre amanheceu com 7,6 graus. O tempo deve melhorar a partir de terça-feira.

Estradas – Pelo menos sete rodovias estão interditadas em decorrência da chuva. A ERS-242 está bloqueada no quilômetro 3 devido ao transbordamento de um rio, a ERS-124 está bloqueada no quilômetro 7 e a ERS-444 no quilômetro 38 por queda de barreiras. A ERS-431 está bloqueada nos quilômetros 10 e 12, no acesso de Bento Gonçalves a Santa Teresa e Cotiporã, devido a pontes submersas.

O asfalto cedeu no quilômetro 20 da ERS-020, na altura de Morungava. A ERS-122 está interditada entre os quilômetros 38 e 40 devido ao acúmulo de água na pista e a ERS-040 está fechada, nos dois sentidos, no quilômetro 10 por buracos na pista.

As cidades mais afetadas, segundo a Defesa Civil são: Porto Alegre, Parobé, Esteio, São Sebastião do Caí, Bento Gonçalves, Cotiporã, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul, Vale Real e Encantado.