Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chuva afeta 20 000 e obriga 4 000 a saírem de casa em SC

Inundações prejudicam 70 cidades - até agora, seis decretaram emergência

As fortes chuvas, vendavais e tempestades de granizo que atingiram Santa Catarina neste final de semana afetaram mais de 20 000 pessoas em setenta municípios do estado – e obrigaram 4 000 pessoas a abandonarem suas casas, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pela Defesa Civil do estado. Dentre as cidades afetadas, seis já decretaram estado de emergência.

De acordo com a Defesa Civil, Blumenau é uma das cidades mais afetadas pela chuva. O município contabiliza até aqui 281 desalojados, além de 3 176 residências e 958 estabelecimentos comerciais afetados pela inundação. Seis hospitais, oito escolas e 478 indústrias foram danificados.

Leia também:

Chuvas deixam 4.000 pessoas sem casa em 55 cidades de Santa Catarina

Chuva deixa mais de 8.000 desabrigados e desalojados no Sul do país

Veja a previsão do tempo em todo o país

Até agora, as cidades de Araquari, Bom Retiro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São José dos Cedros e Serra Alta decretaram estado de emergência. O município de Rio das Antas também deve fazê-lo até a tarde desta segunda-feira.

No domingo, o risco de descargas elétricas e de curtos levou a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) a desligar, preventivamente, a energia nas regiões mais afetadas pelos alagamentos. A primeira cidade a ter parte da energia interrompida foi Itajaí. Em Blumenau, os cortes começaram no fim da tarde.

Segundo o órgão, o volume de chuvas que atingiu o estado nos últimos três dias é superior ao dobro da média esperada para todo o mês de setembro, principalmente no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e no Litoral Norte.