Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Choque de trens causa vazamento de 8.000 litros de óleo em Cubatão

Maquinistas das duas composições foram internados, mas não têm ferimentos graves; Cetesb age para evitar contaminação da água

Uma colisão frontal entre dois trens de carga provocou o vazamento de pelo menos 8.000 litros de óleo diesel em Cubatão, na Baixada Santista (SP), nesta sexta-feira. Como o óleo alcançou uma área de drenagem de águas da chuva próxima ao mangue, uma equipe da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) está no local para evitar a contaminação dos rios ligados à galeria pluvial atingida. Caminhões com tanque a vácuo estão fazendo a retirada do produto também para impedir que ele se volatize e aumente o risco de explosões.

O acidente ocorreu por volta das 7h30 desta sexta, quando um dos trens descarrilou e bateu de frente com outra composição, que estava estacionada. Os maquinistas dos dois trens foram hospitalizados em estado de choque, mas sem ferimentos graves. A empresa ALL Logística, responsável pelas locomotivas, e a MRS Logística, concessionária que administra o tráfego no trecho, estão apurando em conjunto as causas da colisão.

Os trens estavam carregados de milho e açúcar e tinham como destino o Porto de Santos. O impacto foi tão forte que uma das composições invadiu a pista que passa ao lado da ferrovia. Um carro foi atingido e um poste de fiação elétrica, derrubado e arrastado pelo vagão. A pista segue interditada.

(Com Estadão Conteúdo)