Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chineses negociam investimento com a Petrobras

A China quer firmar parcerias com a Petrobras em 2009 para a exploração de petróleo na camada do pré-sal e também para a produção de etanol. “Em pouco tempo, vocês verão uma grande cooperação e joint venture entre a CNOOC e a Petrobras”, afirmou Fu Chengyu, presidente da China National Offshore Oil Corp, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada nesta quarta-feira.

Ele disse que está negociando um plano com a estatal brasileira, cujos detalhes deverão ser decididos no próximo mês, em uma reunião em Pequim. O executivo chinês garantiu ainda que a crise financeira internacional não deverá brecar os negócios.

“Estamos determinados a fazer um grande investimento no Brasil e queremos conversar sobre isso em detalhes com o governo brasileiro”, disse. “Serão vários bilhões, isso eu posso garantir. O projeto é prioritário para nós. O total de recursos será definido quando o plano estiver concluído”, disse, referindo-se aos investimentos a serem realizados pelos chineses.

Há cerca de uma semana, a Agência Internacional de Energia (AIE) havia alertado para o risco de a crise frear os investimentos na exploração do pré-sal brasileiro. A AIE estima que investimentos de 600 bilhões de dólares serão necessários na costa brasileira para que a reserva seja explorada.