Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chefes de estado antecipam chegada para a Rio+20

Com novo calendário, prefeitura anuncia mudanças no esquema de trânsito. Linha Vermelha terá faixa exclusiva para autoridades

Os chefes de estado anteciparam sua chegada para a Rio+20, e a prefeitura foi obrigada a alterar o esquema de trânsito planejado para o período da conferência. A previsão inicial era de que a maioria desembarcasse apenas no dia 20, mas cerca de 70% das delegações governamentais decidiram antecipar a chegada para os dias 18 e 19.

Uma das novidades é a criação de uma faixa exclusiva na Linha Vermelha para a passagem dos chefes de estado e governo. A faixa segregada funcionará no sentido Centro, a partir das 5h de terça-feira, dia 19, até as 21h de quarta-feira, 20. No dia 22, data de encerramento da conferência, a faixa exclusiva será na pista sentido Aeroporto do Galeão, das 14h às 22h.

Também foi antecipado o cancelamento das pistas reversíveis, utilizadas para desafogar o trânsito nos dias úteis. Na terça-feira, dia 19, não será implantada a reversível da orla de Leblon, Ipanema e Copacabana, na zona sul, compreendendo as avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto, Atlântica, Princesa isabel e Lauro Sodré. Nesse dia, as reversíveis da Niemeyer e do Joá estarão mantidas. Nos feriados de 20, 21 e 22 de junho não haverá pistas reversíveis.

A Avenida Niemeyer, que liga o Leblon a São Conrado pela orla, será uma das rotas mais frequentes dos comboios e, portanto, devem ser evitadas pela população. A via operará em esquema especial, com apenas um sentido nos horários de maior concentração de autoridades em deslocamento, além de estar sujeita a interrupções não programadas.

Na quarta-feira, dia 20, a presidente Dilma Rousseff oferecerá um coquetel para os chefes de estado na Arena da Barra, o que intensificará o deslocamento de autoridades entre o local, o Riocentro e os hotéis. Entre as 17h e as 22h, serão interditadas as seguintes vias: Avenida Salvador Allende, em ambos os sentidos, no trecho entre o primeiro retorno após a Avenida das Américas até a Estrada dos Bandeirantes; Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em ambos os sentidos, entre a Avenida Salvador Allende e a Estrada Coronel Pedro Correa.