Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Center Norte reabre nesta sexta-feira

A Cetesb constatou que os dutos para a extração do gás metano do subsolo estavam funcionando satisfatoriamente, eliminando o risco iminente de explosão

Por André Vargas - 6 out 2011, 20h13

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou, no fim da tarde desta quinta-feira, a desinterdição do Shopping Center Norte, que deve voltar a funcionar normalmente nesta sexta-feira. A multa diária de mais de 17.000 reais deixou de ser aplicada. A desinterdição também vale para o Carrefour Center Norte.

Laudos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) constataram que os dutos para a extração do gás metano do subsolo do empreendimento estavam funcionando satisfatoriamente, eliminando o risco iminente de explosão. O centro de compras deixou de funcionar durante dois dias. A Cetesb determinou também o plantio de árvores e a retirada do pavimento em 30% do estacionamento.

Kassab esteve no local acompanhado por Bruno Covas, secretário estadual do Meio Ambiente e pré-candidato à prefeitura nas eleições de 2012. Ambos visitaram os pontos nos quais o shopping instalou onze dutos de exaustão, sendo nove deles nos últimos dois dias. Com bombas de sucção, o dispositivo retira gás de até 4,5 metros de profundidade.

O prefeito afirmou que o shopping errou ao não acatar imediatamente as instruções da Cetesb, que desde julho havia constatado o aumento da presença do gás. “Estou convencido de que fizemos o que era necessário com a interdição, assim como o shopping acertou ao seguir a Cetesb”, disse Kassab.

Publicidade

Prédios vizinhos – Mesmo com a reabertura, o monitoramento vai continuar. De acordo com Geraldo Amaral, diretor de Controle da Cestesb, dentro de 120 dias deverá ser concluído um relatório sobre a presença de metano nos prédios vizinhos: Lar Center, Carrefour, Novotel e Expo Center Norte. Serão coletadas amostras do solo e da água em busca de “plumas de contaminação” – nome técnico dado ao gás que forma no subsolo.

Áreas próximas, como o prédio do Departamento de Investigações Criminais da Polícia Civil (Deic) e a Rodoviária do Tietê, estão fora de risco. “Nesses locais não há evidências”, afirmou Amaral.

Embora o conjunto habitacional Cingapura da Avenida Zaki Narchi, onde também foi constatada a presença do gás, não corra risco de explodir, serão tomadas as medidas emergênciais de monitoramento e instalação de dutos de exaustão. A Secretaria Muncipal de Habitação é a responsável pela obra.

LEIA TAMBÉM

Publicidade

Justiça cassa liminar e manda fechar Center Norte

Center Norte: corredores vazios após alerta de vazamento

Publicidade

Center Norte corre risco de explodir, afirma Cetesb

Publicidade