Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Casa da Moeda interrompe emissão de passaportes por defeito em máquina

Peça substituta deverá chegar da Alemanha e o serviço será retomado na próxima semana, segundo a instituição

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) informou nesta quinta-feira que a emissão de passaportes comuns e de urgência está suspensa temporariamente devido a um problema no equipamento que produz o documento. Em nota, a instituição disse que já solicitou a substituição da peça com defeito, que é importada da Alemanha, e que o serviço só será retomado na próxima semana.

A Polícia Federal, responsável pela entrega dos passaportes, afirmou que, por causa da falha, “não poderá cumprir os prazos de entrega inicialmente previstos” e que “a normalização do serviço depende exclusivamente da Casa da Moeda”.

Neste mês, a Casa da Moeda já havia informado, em nota, que a produção de passaportes poderia ter atrasos por falta de matéria-prima. A espera poderia demorar até 45 dias, quando o tempo normal é durar uma semana. Por causa disso, a PF estava cobrando uma taxa de 77,17 reais para solicitar o passaporte pelo Procedimento de Entrega Urgente, que é previsto na legislação brasileira para usuários que não podem aguardar os prazos estabelecidos.

(Da redação)