Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cariocas convocam protesto para o jogo México x Itália

No domingo, seleções se enfrentam no Maracanã pela fase de grupos da Copa das Confederações; manifestantes querem aproveitar visibilidade do evento

Quando as seleções de México e Itália estiverem se preparando para entrar em campo neste domingo, no Maracanã, pela Copa das Confederações, milhares de manifestantes prometem estar a postos para mais um protesto no entorno do estádio. O Ato de Repúdio ao Aumento do Custo de Vida está sendo convocado pelo Facebook. Criado nesta sexta-feira, o evento recebeu mais 3.000 confirmações nas primeiras horas. O início está marcado para as 14h30.

Página da “Operação Pare o Aumento” convoca novo protesto no Rio para o próximo dia 20

Página da “Operação Pare o Aumento” convoca novo protesto no Rio para o próximo dia 20 (/)

Pela mesma rede social, outra manifestação está programada para o próximo dia 20, quinta-feira. Na manhã desta sexta, a página Operação Pare o Aumento, que satiriza a “Operação Lei Seca”, atualizou sua imagem principal com uma convocação para novo ato. Apesar de ser dedicada aos protestos no Rio, a página informa que será o terceiro “ato nacional” – o que pode indicar coordenação com os protestos em São Paulo.

A manifestação no Rio, na quinta-feira, foi pacífica na maior parte do tempo. No entanto, quando pensava-se que o movimento caminhava para a dispersão, grupos de manifestantes e policiais militares se enfrentaram. Houve cenas de depredação, quebras de pontos de ônibus, lixo incendiado e artefatos lançados contra viaturas policiais.

Uma pessoa foi presa, por estar com um artefato explosivo – o que, para a lei, é crime inafiançável e equiparável ao porte ilegal de arma. Outras 18 pessoas foram detidas e levadas para a 5ª DP (Gomes Freire). Dezesseis delas foram liberados sem autuação. As outras duas foram indiciadas por desobediência.

Os protestos são contra o aumento das passagens de ônibus no Rio (que passou de 2,75 para 2,95 reais) e em São Paulo (de 3 para 3,20 reais). Na capital paulista, os manifestantes, em sua maioria jovens, também fizeram apelo ao futebol no intuito de atrair mais pessoas. Com um cartaz no Facebook, o Movimento Passe Livre convoca as quatro maiores torcidas do estado – São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos – a se unirem. “Finja que seu time ganhou o campeonato”, convoca. “Venha ajudar o povo a ganhar do seu maior rival.”

Movimento Passe Livre convoca torcidas de futebol Movimento Passe Livre convoca torcidas de futebol

Movimento Passe Livre convoca torcidas de futebol (/)

Leia também:

No Rio, manifestantes encurralam equipe da TV Globo

Com ação rigorosa, PM impediu tomada da Paulista