Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campanha a favor de divisão do PA tem mais verba

As campanhas a favor da criação de Carajás e Tapajós movimentam muito mais dinheiro do que as campanhas contrárias à formação dos dois estados. Os números divulgados nesta segunda-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informam que a Frente Plebiscitária a Favor da Criação do Estado de Carajás, por exemplo, registrou até agora 946.400 reais de receita, sendo 735.000 de despesas. Em 11 de dezembro, os eleitores do Pará terão de decidir, em um plebiscito, se são ou não favoráveis ao desmembramento do estado.

A frente favorável à formação do Estado de Tapajós contabilizou receita de 376.300 reais e gastos de 370.200 reais. Já a frente contrária à criação de Carajás conseguiu 202.800 reais de receita e gastou 157.300 reais. A frente contra a formação de Tapajós informou ter arrecadado 39.200 reais e ter gasto 26.500 reais. Os valores são muito pequenos perto do que é gasto em outras votações, como em uma eleição presidencial, por exemplo. No ano passado, os gastos das campanhas da presidente Dilma Rousseff e do ex-governador José Serra ultrapassaram os 100 milhões de reais.

A contabilidade final da campanha do plebiscito será conhecida apenas em 10 de janeiro, quando encerra o prazo para a prestação de contas à Justiça Eleitoral sobre a consulta, que tem dividido opiniões. Os contrários ao desmembramento do Pará e a consequente criação de outros dois estados costumam alegar que a inovação trará aumento nos gastos já que órgãos e empregos públicos terão de ser criados. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicou que o custo anual com os dois novos Estados seria de cerca de R$ 2 bilhões. Mas os favoráveis alegam que o Estado do Pará é muito grande territorialmente e que a formação de Carajás e Tapajós levará desenvolvimento para locais distantes da capital, Belém.

Todos os eleitores paraenses estão convocados para votar no plebiscito. Eles terão de responder a duas perguntas: 1) Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás? 2) Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?.