Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil tem 32 das 81 melhores universidades da América Latina

Pela primeira vez, Unicamp passa a USP e lidera ranking da revista Times Higher Education

O Brasil tem 32 das 81 melhores universidades da América Latina, segundo o ranking da revista Times Higher Education. Neste ano, a Unicamp ultrapassou a USP pela primeira vez e encabeça a lista.

As universidades são classificadas conforme 13 indicadores de cinco áreas —ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e perspectiva internacional. A Unicamp somou 87,9 pontos ante 87,5 obtidos pela USP.

A edição deste ano da pesquisa ampliou de 50 para 81 as instituições ranqueadas. Embora as brasileiras representem um terço do total, vinte universidades caíram de posição em relação a 2016, e apenas dezoito figuram entre as cinquenta primeiras —no ano passado, eram 23. Veja abaixo as universidades brasileiras do ranking:

 

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Adriana Vieira

    Deveria ser orgulho, mas não. Essas universidades continuam atendendo maioria de ricos e brancos, enquanto os pobres estudantes de escola pública precisam pagar pelo ensino superior.
    Médicos formados pelas universidades públicas brasileiras ganham status fazendo voluntariado em países estrangeiros, mas não querem atender no SUS. Engenheiros e cientistas formados aqui são contratados por empresas estrangeiras que ‘levam os cérebros’ desenvolvidos com dinheiro brasileiro e ganham com as tecnologias desenvolvidas por eles. Alguns até se naturalizam estrangeiros dando os méritos de criações e tecnologias desenvolvidas em nossas universidades para outros países. O que temos para comemorar?

    Curtir