Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bombeiros procuram corpos em deslizamento de terra em Sapucaia, no RJ

Suspeita é de que 20 pessoas estejam sob os escombros. Bombeiros de várias cidades foram deslocados para atuar no resgate

“Foi uma chuva fortíssima. A avalanche aconteceu no nosso quarto distrito. Caiu um mundo de terra, não foi paulatino. Uma parte do morro atrás das casas se desprendeu e veio levando todo mundo”, descreveu o secretário de comunicação social da cidade, Sérgio Murilo Campante

A Defesa Civil estadual do Rio de Janeiro está mobilizada, desde a manhã desta segunda-feira, para tentar localizar pessoas soterradas no município de Sapucaia. Segundo o governo do estado, cerca de 30 bombeiros de várias cidades foram deslocados para o quarto distrito de Sapucaia, Jamapará, onde ocorreu um deslizamento de terra. Cinco corpos foram retirados dos escombros, e a suspeita é de que até 20 pessoas estavam nas casas atingidas pelo desmonte do morro. Em uma região próxima de onde aconteceram os soterramentos, uma sexta vítima também morreu por causa de desabamento.

A prefeitura de Sapucaia informou que a rua onde ocorreu o deslizamento não fica em área de favela, e teria urbanização, calçamento e trânsito normal de veículos. A cidade fica a cerca de 160 quilômetros do Rio, próxima da divisa com o estado de Minas Gerais e o município de Além Paraíba. A chuva forte que caiu desde a noite de domingo castigou a região. O deslizamento ocorreu na rua Balbina Teixeira de Assis. “Foi uma chuva fortíssima. A avalanche aconteceu no nosso quarto distrito. Caiu um mundo de terra, não foi paulatino. Uma parte do morro atrás das casas se desprendeu e veio levando todo mundo”, descreveu o secretário de comunicação social da cidade, Sérgio Murilo Campante.

A Defesa Civil informou que uma família morreu dentro de um Fusca. Com medo do deslizamento, a família deixou a casa e passou a noite no carro. Um dos problemas, segundo Campante, é a distância do quartel de bombeiro mais próximo, o que prejudicou o resgate. Campante informou que o deslizamento começou por volta das 3h, mas só por volta das 6h chegaram os bombeiros das cidades de Carmo e Três Rios.

Foram deslocados bombeiros dos destacamentos de Carmo, Teresópolis, Três Rios e Itaipava. O deslizamento aconteceu no Km 108 da BR 353. O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, foi para Sapucaia. Equipamentos e equipes de salvamento estão sendo transportados em um helicóptero da Polícia Civil do Rio.

No começo da tarde, o governador Sérgio Cabral conversou com o prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon. Cabral determinou que Sérgio Simões e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, desloquem suas equipes para Jamapará. O trabalho dos agentes da Defesa Civil e dos bombeiros é auxiliado por cães farejadores.

(Atualizado às 15h)