Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bombeiros apagam incêndio em cidade de Santa Catarina

Fumaça tóxica já foi dissipada, embora cheiro forte persista. Defesa Civil ainda analisa impactos ambientais

Por Da Redação 27 set 2013, 10h32

Quase 60 horas após a explosão que deu início a um incêndio em um armazém de fertilizantes à base de nitrato de amônio em São Francisco do Sul, Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros conseguiu, nesta sexta-feira, extinguir o fogo e dissipar a fumaça tóxica emitida pela combustão do material químico. O controle do incêndio se deu às 6h25 e, desde então, os bombeiros realizam trabalho de rescaldo no galpão. O fogo começou às 23 horas de terça-feira e a fumaça logo se espalhou por toda a cidade, que fica a 190 quilômetros de Florianópolis.

Apesar de a fumaça já ter sido controlada, ainda há cheiro forte no local. Cerca de 300 famílias que moram no raio de um quilômetro do armazém foram retiradas de casa na quarta-feira e levadas a um abrigo em uma escola estadual da região. A Defesa Civil está analisando o impacto ambiental para verificar a possibilidade de realocar as famílias. Ao longo do dia, os bombeiros devem terminar o trabalho de rescaldo e retirar do galpão os produtos que não sofreram combustão e ficaram encharcados. Um grupo de 200 homens trabalhou durante mais de 55 horas para conseguir controlar a fumaça.

Leia também:

Governo decreta situação de emergência em cidade atingida por fumaça tóxica

Após mais de 30h, fumaça não foi contida em cidade de SC

Risco – Os bombeiros explicaram que os efeitos do gás que se forma com a combustão do nitrato de amônio podem ser comparados aos do gás lacrimogêneo. O contato com a fumaça causa reações no organismo como tosse, pele avermelhada, olhos lacrimejantes e doloridos, além de congestionamento das vias orais.

Na tarde de quarta-feira, foi decretada situação de emergência da cidade. Regiões vizinhas também foram afetadas pela fumaça.

Leia também:

Bombeiro está na UTI por causa de fumaça tóxica

Continua após a publicidade
Publicidade