Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bandidos invadem e roubam prédio na Vila Olímpia, em SP

Moradores foram amarrados e um deles foi agredido com coronhadas pelos ladrões. A polícia foi chamada, mas os cinco assaltantes conseguiram fugir

Cinco assaltantes armados invadiram e roubaram, nesta terça-feira, seis apartamentos de um prédio residencial na Rua Doutor Andrade Pertence, no bairro da Vila Olímpia, bairro nobre da Zona Oeste de São Paulo. Os proprietários dos apartamentos, segundo informou a polícia, foram amarrados e um deles teve de ser encaminhado para atendimento médico após ter sido agredido com coronhadas pelos ladrões. A polícia foi chamada, mas os bandidos conseguiram fugir levando pertences e dinheiro dos moradores. A ocorrência foi registrada no 96º Distrito Policial.

No último dia 4, nove homens armados invadiram, durante a madrugada, um prédio comercial na Rua Haddock Lobo, nos Jardins, na Zona Sul da cidade. Os ladrões também conseguiram escapar. A investigação está a cargo da 2ª Delegacia da Divisão Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio, do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) da Polícia Civil.

Leia também:

Para não ser uma vítima do ladrão, pense como ele

Evite se tornar um alvo fácil dentro de sua própria casa

No primeiro semestre deste ano, a região do 78º DP, que cobre todo o Jardim Paulista, registrou 587 roubos, o que dá uma média de pouco mais de três por dia. Esse número é 31,9% maior que o total de casos ocorridos no mesmo período de 2011. Na mesma comparação, o número de roubos na capital aumentou 7,7%.

Em 23 de julho, assaltantes fizeram um arrastão em um prédio residencial na Rua Bela Cintra, paralela à Haddock Lobo. A ação durou três horas e 20 moradores foram feitos reféns em um dos apartamentos. Quatro suspeitos foram presos.

O delegado Mauro Fachini, titular da Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Condomínios, alertou, à época, para o que classificou de uma mudança no perfil do assaltante que comete esse tipo de crime. Atualmente, não são quadrilhas especializadas que fazem arrastões, mas pessoas que praticavam outros delitos e passam a agir em diferentes grupos com o objetivo de assaltar condomínios. Por isso, o alvo dos bandidos não são apenas condomínios de luxo.

Em 5 de fevereiro, o Edifício Blue Tower, no Jabaquara, Zona Sul da capital, foi invadido por 11 homens. Ao todo, 40 salas comerciais distribuídas por seis andares foram invadidas. O cofre foi arrombado, de onde os ladrões levaram pouco mais de 14 000 reais, além de 2 500 dólares. Ninguém foi preso.

(Com Agência Estado)