Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Aprovação ao governo Lula atinge novo recorde

Por Da Redação 15 dez 2008, 11h16

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou sua melhor avaliação e bateu novo recorde de toda a série histórica da pesquisa CNT/Sensus, que começou a ser realizada em 1998. De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira, a aprovação ao governo petista atingiu 71,1%, 2,3 pontos porcentuais a mais do que na pesquisa de setembro.

Entre os entrevistados, apenas 6,4% avaliaram negativamente o governo. Outros 21,6% dos eleitores ouvidos acham que a administração Lula é regular.

Lula – A aprovação pessoal do presidente também cresceu, atingindo a marca de 80,3%, ante 77,7% registrados em setembro. Esta é a segunda melhor avaliação histórica da pesquisa e do próprio Lula: perde apenas para o índice apurado em 2003, quando o presidente obteve aprovação recorde de 83,6% dos entrevistados.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro, em 136 municípios de 24 estados brasileiros. No total, 2.000 pessoas foram ouvidas, e a margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou menos.

Crise – O levantamento ouviu também os eleitores sobre a crise financeira internacional. Nesse tema, 83,5% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento da turbulência global, e 41,9% acham que o Brasil sairá fortalecido. Curiosamente, 40% desses mesmos entrevistados acham que o país não está preparado para enfrentar a crise.

Continua após a publicidade
Publicidade