Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após saída de Serra, PSDB discute sucessão no Itamaraty

Aloysio Nunes é um dos mais cotados para substituir José Serra. Em reunião com Aécio Neves nesta quinta-feira, Serra deve tratar da sucessão na pasta

José Serra (PSDB), vai se reunir nesta quinta-feira, em Brasília, com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves. No encontro, os tucanos tratarão da sucessão no Itamaraty. Em carta entregue na noite desta quarta-feira ao presidente Michel Temer, Serra pediu demissão do ministério das Relações Exteriores devido a problemas de saúde.

Em caráter reservado, tucanos dizem que o mais cotado para a vaga é o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder do governo no Senado. Além dele, são citados também nomes com experiência em relações exteriores e ligados a Serra, como Rubens Barbosa, que é ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington, e Sérgio Amaral, embaixador brasileiro em Washington.

Auxiliares de Temer dizem que a “tendência” é que o ministério das Relações Exteriores permaneça na cota do PSDB. O presidente quer evitar que a pasta seja alvo de uma nova disputa política com o PMDB, que já pleiteia o Ministério da Justiça.

Problemas de saúde

Amigos e pessoas próximas a Serra contam que ele cogitava deixar a pasta há pelo menos 20 dias, devido ao desconforto físico decorrente da cirurgia na coluna a que foi submetido em dezembro.

Serra estaria abatido com o problema na coluna, segundo relatos de pessoas próximas. Ele deve se dedicar a um tratamento por quatro meses. Depois disso, vai voltar ao Senado, onde tem mandato até 2023. O suplente José Aníbal (PSDB-SP), que preside o Instituto Teotônio Vilela e ocupava a vaga desde que Serra foi apontado como chanceler, em maio do ano passado, deve retornar a suas atividades políticas em São Paulo.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. O Serra, tinha muito a contribuir com o país, mas infelizmente saiu, vamos torcer para que o seu sucessor tenha a capacidade e experiência do Serra, a nação necessita de pessoas honesta, digna, que não cometa crimes hediondos…. vamos torcer… chega de petezada, chega de corrupção, de roubos… nossas crianças merecem um futuro digno.

    Curtir

  2. Aluísio Nunes é um bom nome. Experiente, sensato e bagagem para administrar essa pasta tão importante para o Brasil.

    Curtir

  3. É uma pena!Perde o Brasil!

    Curtir

  4. Sérgio Amaral.

    Curtir

  5. Jorge Mineiro

    Penso que Serra faz mais bem ao país no senado que como chefe do MRE.

    Curtir