Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Após racha, bancada evangélica decide revezar comando entre dois deputados

Eli Borges e Silas Câmara acordaram em presidir a Frente Parlamentar

Por Gustavo Silva Atualizado em 8 fev 2023, 11h52 - Publicado em 8 fev 2023, 11h39

Nos próximos seis meses, o deputado federal reeleito Eli Borges (PL-TO), será o presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Depois disso, será a vez de Silas Câmara (Republicanos – AM) no comando do grupo, que acordou em um revezamento dos líderes nesta quarta-feira, 08, até 2024.

Os parlamentares assumem o cargo que até então era do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ligado ao pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Pela tradição da Frente, os evangélicos no parlamento tendem a se opor às pautas progressistas, que podem ser encabeçadas pelo governo Lula (PT).

Silas busca aproximação com o mandatário, por meio de encontros recentes com aliados do atual presidente, como o ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula. O deputado é integrante da Assembleia de Deus no Pará, considerada a Igreja mãe de todas as filiais da denominação no país. Já Eli continua ferrenho apoiador de Bolsonaro, chegando a manter nas redes sociais publicações que reafirmam o compromisso com o ex-presidente e com a agenda conservadora: “Eli e Bolsonaro são contra o aborto e defendem a vida”, escreveu em uma de suas postagens.

O resultado foi anunciado após aclamação dos integrantes da Frente e traz uma solução salomônica, dado que nenhum dos dois deputados queria abrir mão da presidência. O impasse chegou a motivar uma eleição inédita na bancada evangélica. O pleito, no entanto, foi marcado por desorganização e troca de acusações, o que levou ao seu cancelamento.

Continua após a publicidade

A divisão do comando da FPA abre possibilidade de aproximação do segmento com o PT. Um desafio e tanto, já que os pastores da principais denominações apoiaram fortemente a candidatura de Jair Bolsonaro e são contra o partido.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.