Clique e assine a partir de 8,90/mês

Após picos de calor, saiba como ficarão as temperaturas na semana

As altas sensações de calor registrados no fim de semana no RJ não ocorrerão nos próximos dias

Por Giovanna Romano - 13 jan 2020, 15h51

Após um fim de semana de 54ºC de sensação térmica no Rio de Janeiro, o país terá temperaturas um pouco mais amenas (mas nem tanto) por quase todo o território. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcarão até 39ºC. Os picos de calor ocorrerão entre a Bahia e Minas Gerais, já que haverá um bloqueio natural de chuvas na região.

Mesmo com tal bloqueio na região, a sensação térmica não alcançará o recorde carioca porque a umidade do ar vai ser baixa. “A sensação térmica depende da umidade do ar. Quanto maior a umidade, maior a sensação”, esclarece Francisco de Assis, chefe do centro de análise e previsão do tempo do Inmet, em entrevista a VEJA.

A chegada do verão ao hemisfério sul trouxe muito sol e calor para o território brasileiro, mas também algumas pancadas de chuva. O ar quente e úmido estimula a formação de nuvens carregadas. Nos próximos dias, haverá chuva e dias quentes nos estados brasileiros.

Confira a previsão de tempo segundo o Inmet:

Sudeste

Nos próximos dias, a região terá presença de um tempo nublado com pancadas de chuva em quase todos os estados. A temperatura fica entre 13ºC e 39ºC entre esta segunda-feira, 13, e terça-feira, 14. No fim de semana, o bloqueio chegará em Minas Gerais, que impedirá as chuvas em parte do estado. Há também chances de trovoadas isoladas.

Centro-Oeste

O dia permanecerá encoberto com nuvens e com pancadas de chuva e trovoadas isoladas entre amanhã, 14, e na quinta-feira, 16. No Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, os próximos dias serão parcialmente nublados. A temperatura fica entre 17ºC e 38ºC.

Nordeste

Os próximos dias permanecerão nublados ou parcialmente nublados em todos os estados da região Nordeste com temperaturas que variam de 18ºC a 38ºC. Contudo, no fim de semana, o bloqueio de chuvas causará das máximas, que podem chegar até 40ºC.

Norte

Há previsão de dias nublados a encobertos com pancadas de chuva e trovoadas em quase todos os estados no Norte, com exceção de Tocantins e Roraima que ficarão parcialmente nublados. As temperaturas ficam entre 30ºC e 35ºC.

Continua após a publicidade
Publicidade