Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após outra noite gelada, frio começa a diminuir nesta quinta

Regiões do país afetadas esta semana pela massa de ar polar terão aumento gradual de temperatura até domingo, quando máximas passam dos 20 graus

Depois de um início de semana marcado por neve em ao menos 128 cidades da Região Sul, geadas pela manhã em diversos estados e a menor temperatura máxima durante o dia em São Paulo nos últimos 52 anos (8,7 graus nesta quarta-feira), as regiões do país afetadas pela massa de ar polar que deixou boa parte do Brasil congelada vão começar a ver os termômetros subirem. A madrugada desta quinta-feira ainda foi bastante fria no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com mínimas nas capitais entre 1 e 9 graus. Mas no decorrer desta quinta-feira a expectativa é de que ao poucos o frio comece a perder força. No final de semana, as máximas voltam a passar dos 20 graus, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais:

Cidade catarinense registra sensação térmica de -33 graus

Prefeitura de Curitiba abriga animais de moradores de rua

Produtores de grãos calculam prejuízos com geadas no Paraná

Na noite mais fria da década, 11 mil pessoas recorrem a abrigos em SP

Pelo menos nos próximos dois dias, no entanto, as noites seguem bastante geladas. Na madrugada desta quinta, a chuva leve e o vento aumentaram a sensação de frio na capital paulista, onde o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura registrou temperatura média de 7 graus. No decorrer do dia os termômetros não passam dos 13 graus, valor que pode aumentar para 18 na sexta-feira e chegar aos 22 graus no domingo.

Mortes – O frio que atinge o país matou dois homens no interior do Rio Grande do Sul esta semana. O primeiro, Marino Fernandes, de 53 anos, foi encontrado em Sinimbu, na região central do estado, na terça-feira. Entretanto, a polícia gaúcha divulgou nesta quarta que outro homem, identificado como Vilmar Brazilista, de 55 anos, foi localizado morto no domingo em um terreno dos arredores de Panambi, no noroeste do Rio Grande Sul. Nos dois casos, os policiais não encontraram vestígios de violência e atribuíram as mortes à hipotermia.

Veja também: Previsão do tempo em todo o Brasil

Depois de voltar a cair para abaixo de zero em diversas regiões gaúchas, a temperatura pode chegar a 17 graus nesta quinta em Porto Alegre. Sem mais ocorrência de neve desde terça-feira, o Rio Grande do Sul e os demais estados sulistas enfrentam geada ao amanhecer. A previsão da meteorologia mantém essa possibilidade pelos próximos quatro dias.