Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após ataques de Bolsonaro, Rio de Janeiro inaugura teste de voto digital

Com participação de Barroso, primeiro teste de integridade da Justiça eleitoral do estado é realizada em votação suplementar de dois municípios no interior

Por Luisa Purchio 12 set 2021, 14h13

Neste domingo 12, dois municípios no interior do Rio de Janeiro, Silva Jardim e Santa Maria Madalena, realizam eleições suplementares para a novos prefeitos e vices dos municípios. Em meio a ataques do presidente Jair Bolsonaro sobre a confiança das urnas eletrônicas a seus apoiadores,  a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro realiza o primeiro teste de integridade do processo eleitoral.

Trata-se de uma votação paralela que serve como “contrapova” o número de votos contabilizados pelas urnas eletrônicas. No sábado foram sorteadas as urnas eletrônicas auditadas, em cerimônia também transmitida ao vivo e que contou com a participação de representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e da própria Justiça Eleitoral.

Com a participação do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e do ministro Luís Felipe Salomão, corregedor da Justiça Eleitoral, o procedimento é transmitido ao vivo ao longo do dia pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro no Youtube.

A resposta do TSE aos ataques de Bolsonaro

Os ataques de Bolsonaro e seus apoiadores à credibilidade das urnas eletrônicas, bem como a defesa do voto impresso, são recorrentes – mesmo após a rejeição da PEC do voto impresso pela Câmara. Estas críticas podem colocar em xeque as eleições do ano que vem, nas quais o candidato de oposição, Luiz Inácio Lula da Silva, é visto como majoritário pelas pesquisas eleitorais.

Continua após a publicidade

Para rebater os ataques e mostrar que o sistema eleitoral brasileiro é confiável, o TSE lançou uma campanha para mostrar o sistema de segurança das urnas eletrônicas, com diversos esclarecimentos sobre o sistema e medidas para aumentar a transparência. Na quinta-feira, 9, após as manifestações do dia 7 de setembro, Barroso fez um forte discurso em resposta aos ataques e defendendo a segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.