Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Aeroportos do Rio terão reforço na Jornada da Juventude

Quadro de funcionários será ampliado para atender à demanda de passageiros

Por Da Redação 10 jul 2013, 20h52

Os aeroportos do Rio de Janeiro terão reforço de efetivo para atender à demanda de passageiros prevista para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no Galeão, o quadro passará de 208 para 271 empregados nas áreas de operações, manutenção e orientação ao passageiro. Já no Santos Dumont, o efetivo passará de 35 para 44 empregados. O reforço vale entre os dias 19 e 31.

Leia: Exército assume segurança interna da missa do papa em Guaratiba

A Infraero anunciou ainda que a equipe de limpeza foi reforçada no Galeão, passando de 389 para 655 funcionários. Além disso, 25 atendentes se revezarão no balcão de informações para assegurar orientação 24 horas por dia aos passageiros e usuários, que terão atendimento em português, inglês e espanhol. No Santos Dumont, a equipe de limpeza passou de 150 para 160 funcionários. O balcão de informações terá 15 atendentes se revezando para garantir orientação aos passageiros e usuários também em três idiomas. Nos dois aeroportos, a Infraero também colocará equipes de plantão para preservar o funcionamento de escadas rolantes, elevadores, esteiras e ar condicionado.

Leia mais:

Leia mais: Igreja atrasa contratação de empresa de segurança

Já foi elaborado um plano de contingência, com base em experiências anteriores, como a da Copa das Confederações, envolvendo a Infraero e outros órgãos, como a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Receita e Polícia Federal (PF). Nesse planejamento, está previsto um fluxo operacional para a chegada dos diferentes grupos: cardeais, arcebispos e bispos. Esse fluxo especial envolve ações dos diversos órgãos que atuam nos aeroportos.

Continua após a publicidade

Saiba: Segurança da JMJ terá supercâmeras e tropa de 10.000 policiais

Para os peregrinos, a Infraero instalará uma sinalização especial (em português, inglês e espanhol), orientando o passageiro desde as saídas das pontes de embarque até a saída do Galeão. No Setor C do Terminal 1, funcionará uma “fun zone” no período entre os dias 13 e 30, em área de 700 metros quadrados, onde será possível encontrar facilidades nas áreas de alimentação, assentos, ar condicionado, totens de autoatendimento, rede wifi e entretenimento. Além disso, haverá um serviço de transporte especial da Infraero para transporte dos peregrinos do Terminal 2 para o 1.

Leia também:

Leia também: Quando os grandes eventos são um mau negócio

(Com Estadão Conteúdo)

banner JMJ Rio 2013
banner JMJ Rio 2013 VEJA
Continua após a publicidade
Publicidade