Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Aeroporto de Brasília sofre apagão e voos atrasam

Pane no sistema foi provocada por oscilações na linha de transmissão de energia

Por Da Redação 2 mar 2013, 12h20

Um apagão no Aeroporto Internacional de Brasília, Juscelino Kubitschek, atrasou pousos e decolagens na manhã deste sábado. Os reflexos da queda de energia foram sentidos pelos passageiros que chegavam ao terminal até o meio do dia. O saguão do aeroporto ficou lotado até o início da tarde, com filas extensas e horas de espera.

Perto das 13 horas, 10 voos que chegavam à cidade estavam atrasados em mais de meia hora, outros 10 haviam sido cancelados e, em dois casos, o terminal da Infraero indicava que os passageiros deveriam procurar a companhia aérea para obter novas informações. No caso das partidas, no mesmo horário, seis voos tinham sido cancelados, um registrava mais de meia hora de atraso e, em dois casos, a orientação ao viajante era de que se dirigisse ao atendimento da empresa.

A assessoria de imprensa da Inframerica, consórcio que administra o aeroporto, informou que espera o restabelecimento da grade horária de forma gradual ao longo do dia. Por enquanto, não há previsão para o retorno da normalidade.

A Inframerica informou que, por volta das 6 horas da manhã, uma série de oscilações na linha de transmissão de energia que abastece o aeroporto gerou uma pane no sistema, o que ocasionou a falha na distribuição de energia no terminal. Às 8h45, o sistema foi restabelecido, conforme nota do consórcio. O período de quase três horas sem abastecimento de energia, porém, já tinha atrapalhado pousos e decolagens.

O Juscelino Kubitschek será uma porta de entrada importante para turistas que viajam até Brasília para assistir aos jogos de futebol da Copa das Confederações, este ano, e da Copa do Mundo, em 2014. A abertura da Copa das Confederações será em Brasília, em 15 de junho. A capacidade do aeroporto é de 11 milhões de passageiros por ano.

(Atualizada às 13h50)

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade