Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A maior cidade do país tem poucas áreas verdes

Por Da Redação
23 jan 2009, 13h47

Por Luiz de França

O crescimento desordenado e desenfreado de São Paulo, que priorizou o asfalto e ignorou as invasões de mananciais e matas nativas para o surgimento de favelas ou condomínios de classe média, também limitou as áreas verdes da cidade. A cidade completa 455 anos no próximo domingo com uma das menores taxas de área verde por habitante de sua história. Segundo dados da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de São Paulo, das 31 regiões da cidade, apenas dez ultrapassam o índice mínimo de área verde por habitante recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12 metros quadrados. A pior é a Vila Prudente, na zona leste, com 0,66 metro quadrado de área verde por habitante. A melhor é Parelheiros, na zona sul, com 197,17 metros quadrados por habitante. VEJA.com selecionou algumas opções de parques com mais de 40.000 metros quadrados de área para quem quiser aproveitar o aniversário da cidade e apreciar o pouco de natureza que São Paulo oferece:

CENTRO E ZONA OESTE

Parque Aclimação

Com 112.200 metros quadrados, o parque que leva o nome do bairro confere um charme especial à região. Seu extenso eucaliptal é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Além dos eucaliptos, o parque também tem espécies exóticas de plantas e árvores como o chorão, figueira-benjamim, copaíba, embiruçu e jequitibá-rosa. Patos, gansos, aves aquáticas, aves migratórias, peixes e outros animais também compõem o cenário do parque, que ainda tem um lago, um jardim japonês com espelho d’água, área para piquenique, pista de cooper e uma concha acústica utilizada para shows.

Onde fica: Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação

Funcionamento: 6h às 20h

Contato: (11) 3208-4042

Continua após a publicidade

Parque Alfredo Volpi

Seus 142.400 metros quadrados homenageiam o pintor ítalo-brasileiro considerado um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. É possível caminhar e correr nas pistas de cooper, na trilha que dá acesso à mata, utilizar o playground e seus aparelhos de ginástica. O parque é perfeito para observar espécies diferentes de pica-paus, beija-flores, gaviões e corujas. As carpas e tilápias dos lagos do parque são um atrativo para as aves migratórias como o irerê, a garça-branca e a garça-grande, e também aves ornamentais como gansos e marrecos. Também é possível contemplar outros bichos como a preguiça, os saguis, os caxinguelês e os gambás, além dos pequenos lagartos e cobras não venenosas.

Onde fica: Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi

Funcionamento: 6h às 18h

Contato: (11) 3031-7052

Parque Cemucam

O Centro Municipal de Campismo (Cemucam) foi criado para promover e incentivar o campismo, o que não é mais permitido. Possui 904.600 metros quadrados com campo de futebol, ciclovia, pista de cooper, trilha e quadra poliesportiva, além de estacionamento, quiosques, churrasqueiras e playgrounds. Normalmente são avistadas no parque algumas aves de rapina, como gaviões e corujas, além de andorinhas, beija-flores, pica-paus, sabiás e pardais, entre outros animais. Sua flora tem gramados, bosques com eucaliptos, cedro-rosa, angico, ingá, jacarandá-paulista e outras espécies nativas e exóticas.

Continua após a publicidade

Onde fica: Rua Mesopotâmia s/n – km 24,5 da Rodovia Raposo Tavares, Granja Viana.

Funcionamento: 7h às 18h

Contato: (11) 4702-2126

Parque do Povo

O parque foi inaugurado em 2008 e tem 134.000 metros quadrados de área. Ainda vai demorar um pouco para as mudas de árvores crecerem e dar sombra, mas já é possível aproveitá-lo.

Onde fica: Avenida das Nações Unidas – Chácara Itaim

Continua após a publicidade

Contato: (11) 3329-8291

Parque Previdência

Uma trilha dá acesso à vegetação remanescente de Mata Atlântica, dando oportunidade ao visitante de observar espécies de árvores originais, como o jequitibá, cedro, cangerana, jacarandá-paulista, embaúba, pau-jacaré e tapiá-guaçú. São 91.500 metros quadrados de área em que ainda é possível aproveitar o campo de bocha, o playground, o viveiro de animais, o orquidário e o Museu de Meio Ambiente.

Onde fica: Rua Pedro Peccinini, 88 – Jardim Ademar

Funcionamento: 6h às 18h

Contato: (11) 3721-8951

Continua após a publicidade

Parque Raposo Tavares

O parque foi construído sobre um antigo aterro sanitário e por isso sua vegetação não é muito significativa, sendo formada basicamente por áreas ajardinadas, arbustos, herbáceas ornamentais, gramíneas, bosques baixos e leguminosas. O parque tem 195.000 metros quadrados e possui pista de cooper, quadras poliesportivas, quadras de campo e aparelhos de ginástica.

Onde fica: Rua Telmo Coelho Filho, 200 – Vila Albano

Funcionamento: 7h às 18h

Contato: (11) 3735-1372

ZONA LESTE

Parque Chácara das Flores

Uma área de pouco mais de 41.000 metros quadrados que pertencia originariamente a uma antiga fazenda, com algumas edificações ainda mantidas. O parque tem um galpão coberto que é utilizado para jogos, uma quadra poliesportiva, playground, e aparelhos de ginástica.

Continua após a publicidade

Onde fica: Estrada Dom João Nery, 3551 – Guaianazes

Funcionamento: 6h às 18h

Parque Chico Mendes

O parque de 61.600 metros quadrados está localizado em uma das regiões mais carentes de verde da cidade. O terreno pertencia à Chácara Figueira Grande, em São Miguel Paulista. Sua infraestrutura conta com casarão para reuniões e exposições, churrasqueiras, quiosques, quadras poliesportivas, pista de cooper, playgrounds, trilha, nascentes, córrego e lago. Alguns animais podem ser visto no parque, tais como corujinha-do-mato, gavião-carijó, sabiá-laranjeira, joão-de-barro e gambá-de-orelha-preta, além de preás, frangos-d’água, tilápias, saguis-de-tufo-branco e aves domésticas, como marrecos, patos e gansos.

Onde fica: Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá Velho

Funcionamento: 7h às 18h

Parque do Carmo

Um pedaço da Mata Atlântica forma esse gigantesco parque de 1,5 milhão de metros quadrados com lagos, ciclovia, pista de cooper, anfiteatro para shows e cerca de 80 churrasqueiras. Um viveiro serve de berçário de mudas de árvores para serem plantadas pela cidade. É possível ver mergulhões, pica-paus, andorinhas e sabiás e outros bichos como gambás, preguiça-de-três-dedos, macacos e veados-catingueiros. O parque também é palco todos os anos da celebração da florada das cerejeiras, organizado pela comunidade japonesa.

Onde fica: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera

Funcionamento: 6h às 18h

Contato: (11) 2748-0010 e (11) 2746-5001

Parque Piqueri

Uma antiga chácara deu origem ao parque, idealizado pelo Conde Francisco Matarazzo. O local serve de abrigo para algumas aves migratórias e diversar espécies de pássaros, peixes e répteis. Eucaliptos, sibipirunas, palmeiras, paineiras e bambus são alguns exemplos da flora encontrada no local, formado por canteiros com espécies arbustivas e herbáceas ornamentais, bosques implantados, alamedas e gramados.

Onde fica: Rua do Tuiuti, 515 – Tatuapé

Funcionamento: 6h às 18h

Contato: (11) 6197-2213

ZONA NORTE

Parque Anhanguera

O parque é remanescente de uma antiga fazenda de reflorestamento adquirida pela prefeitura em 1978. Seus 9.5 milhões de metros quadrados são formados por matas ciliares, campos secos e brejos, capoeiras e uma grande quantidade de cursos d’água. Preás, gambás, veados-catingueiros, tatus, pacas, capivaras, cotias, quatis, cachorros-do-mato, ouriços, répteis e anfíbios, são alguns dos bichos que se podem ver por lá.

Onde fica: Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1000 (km 24,5 da Anhanguera) – Perus

Funcionamento: 6h às 18h

Contato: (11) 3917-2406

Parque Cidade Toronto

O parque leva esse nome por ter nascido de um programa de cooperação técnica entre as prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, que recuperou a área com a implantação de espécies de árvores nativas. O local, de 109.000 metros quadrados, também conta com infraestrutura que inclui churrasqueiras, quiosques, pista de cooper, bicicletário, playground com brinquedos típicos canadenses, quadras poliesportivas, espelho d’água, nascente e lago.

Onde fica: Avenida Cardeal Motta, 84 – Pirituba

Funcionamento: 6h às18h

Contato: (11) 3834-2176

Parque São Domingos

Localizado numa área antes utilizada como campo de futebol pela população, o parque foi construído em 1980. Em seus 80.000 metros quadrados há gramados e um bosque com árvores nativas e exóticas. Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, o parque é o maior com índice de natalidade e sobrevivência de marrecos-mallard, gansos, aves domésticas, garças, irerês e martim-pescador.

Onde fica: Rua Pedro Sernagiotti, 125 – Pirituba

Funcionamento: 6h às 18h (no verão, 6h às 19h)

Contato: (11) 3831-7083

Parque Vila Guilherme

Os 62.000 metros quadrados do parque abrigam eucaliptos, ipês, sibipirunas, quaresmeiras, chorões, ligustros, alfeneiro, eritrina, resedá, um conjunto de ingás e palmeiras, além de herbáceas ornamentais e gramíneas. Seu gramado atrai aves de campo aberto, como sabiá-do-campo, coruja-buraqueira, galo-da-campina, andorinha e joão-de-barro. O local conta com churrasqueiras, aparelho de ginástica, pista de cooper, playgrounds, quadras poliesportivas e trilhas sensoriais para deficientes visuais.

Onde fica: Rua São Quirino, 905 – Vila Guilherme

Funcionamento: 5h30 às 18h (no verão, 5h30 às 20h)

Contato: (11) 2905-0165

ZONA SUL

Parque Burle Marx

Cerca de 80% do parque de 138.000 metros quadrados é formado por matas remanescentes da Mata Atlântica, com trilhas, espelho d’água, palmeiras imperiais e um bicicletário. O conjunto artístico e paisagístico foi criado por Burle Marx para compor os jardins de uma casa projetada por Oscar Niemeyer, em 1950, que nunca foi concluída ou habitada e foi demolida nos anos 1990. A maioria das espécies da fauna é composta por aves.

Onde fica: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Campo Limpo

Funcionamento: 7h às 19h

Contato: (11) 3746-7631

Parque Guarapiranga

O parque, de 152.000 metros quadrados, fica junto à represa de Guarapiranga e foi criado com a função de minimizar a erosão e a sedimentação da área. Centenas de garças e aves migratórias são atraídas pelos peixes da represa nos meses de maio a julho.

Onde fica: Estrada Guarapiranga, 575 – Pq. Alves de Lima / Campo Limpo

Funcionamento: 6h às 18h

Contato: (11) 5514-6332

Parque Ibirapuera

O parque foi um presente à cidade pelos 400 anos de fundação de São Paulo, em 1954, e concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Knesse de Mello, Ícaro de Castro Mello e pelo paisagista Augusto Teixeira Mendes. Sua localização privilegiada o faz um dos parques mais procurados pelos moradores e turistas. Com 1,584 milhão de metros quadrados, o parque possui um infraestrutura com pista de cooper, ciclofaixa, quadras esportivas, viveiro, planetário, jardim japonês, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro-Brasil, Herbário, Fundação Bienal e auditório. Também estão lá a Praça Burle Marx, a fonte luminosa, lanchonetes, restaurante, sorveteria, banca de jornal e revistas. Sua flora tem figueira, carvalho, ipês, jaqueira, pauferro, paineira e pau-brasil, entre outras espécies. A beira do lago é um bom lugar para sentar e admirar o oásis que é o parque.

Onde fica: Av. Pedro Álvares Cabral s/n – Vila Mariana

Funcionamento: 5h a 0h

Contato: (11) 5574-5177

Parque Independência

Foi na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, que D. Pedro I declarou a independência do Brasil de Portugal em 1822. O Parque abriga o Museu Paulista e um jardim projetado em estilo francês. Toda a área é tombada pelo Condephaat e Conpresp. Atrás do museu existe um denso bosque com espécies nativas como guapuruvu, pau-ferro, sapucaia, cedro, figueira e araribá, entre outras, e árvores frutíferas, que atraem periquitos, bem-te-vis, sabiás, pardais e outros animais.

Onde fica: Av. Nazareth, s/n – Ipiranga

Funcionamento: 5h às 20h

Contato: (11) 2273-7250

Parque Santo Dias

O local possui uma área verde remanescente de mata nativa da cidade, com 134.000 metros quadrados. O parque registrou a ocorrência de mais de 50 espécies de aves, atraídas pelas árvores frutíferas, palmeiras e pinheiros.

Onde fica: Estrada de Itapecerica, km 23 – Capão Redondo

Funcionamento: 6h às 18h

Contato: (11) 5511-9356

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.